Destaques › 26/04/2018

10ª Jornada da Pastoral da Saúde aborda Alzheimer e depressão

Diocese de Erexim – Mais de 200 pessoas da Pastoral da Saúde de diversas paróquias da Diocese de Erexim participaram da 10ª Jornada da Pastoral da Saúde, promovida pelo Hospital de Caridade e pela Diocese, no Seminário de Fátima, no dia 24 de abril. Padre Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, fez a abertura do encontro encaminhando a oração inicial e a apresentação dos participantes. A oração foi animada pelo Pe. Adelar De David, assessor das pastorais sociais, e por grupo da comunidade Santa Augusta, do Bairro Triângulo de Erechim.

Dr. Rafael Badalotti, neurologista, proferiu palestra sobre a doença de Alzheimer e depressão. Explicitou o significado de cada uma. Ressaltou também a natureza da doença de Alzheimer e da demência. “Nem toda demência é Alzheimer. Para ambas, por ora, não há cura. A previsão é de que em 2050 haja cem milhões de portadores da doença de Alzheimer em todo mundo e um milhão e duzentos mil no Brasil”, explicou. Depois de sua exposição, houve tempo para perguntas e esclarecimentos.

Dom José visitou o grupo, manifestando seu apreço pelo trabalho da Pastoral da Saúde e ressaltou a importância do cuidado pelos doentes e idosos, bem como da prevenção das doenças. O fisioterapeuta do Hospital de Caridade, Diego Tappia, falou dos benefícios da atividade física permanente e realizou alguns exercícios com os participantes. Padre Olírio Streher, Pároco da Paróquia Santo Antonio de Jacutinga, falou da espiritualidade como a força interior que leva à ação e conduziu momento de oração em forma de leitura orante da Palavra de Deus, no espírito do tempo pascal. Por fim, houve apresentação artística do Grupo Vocal e Instrumentista do Cecris, que tem o acompanhamento da professora Avenir Bez e do maestro Carlos Baú.