Notícias › 17/07/2017

Arquidiocese de Porto Alegre reúne catequistas para formação

A Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (Ciavic) promoveu, nos dias 8 e 15 de julho, formação com os catequistas das diversas etapas. De acordo com o secretário-executivo do projeto, Pe. Fabiano Schwanck Colares, a proposta das atividades foi proporcionar uma capacitação teológica, de conteúdo. Catequistas de toda a Arquidiocese de Porto Alegre foram convidados para os encontros, que ocorreram no Instituto São Francisco, na Capital.

Grande número de catequistas participaram dos encontros no Instituto São Francisco. Foto: Amanda Fetzner Efrom

 No dia 8 pela manhã os catequistas de Batismo estudaram sobre a teologia do Batismo, a partir da tríade Crer, Celebrar, Viver. Os encontros tiveram momentos vivenciais, com leitura bíblica, refrões meditativos e símbolos (como a luz – centenas de velas foram acessas no Círio Pascal; como a água que foi aspergida sobre os catequistas; e a Palavra, que foi entregue em marcador de página). Após a atividade inicial ocorreram as catequeses, ministradas pelos integrantes da Ciavic. Os catequistas receberam uma síntese do tema trabalhado através de um livreto.

 Já as etapas de Adultos, Eucaristia e Crisma tiveram a oportunidade de se aprofundar no tema básico dá fé cristã: o Creio. Os artigos foram explicados, sempre com proposta de aplicar o Creio às diferentes etapas de catequese. Também aos catequistas foi fornecida uma síntese do tema trabalhado.

 

No encontro do dia 15, padres foram convidados a dar a bênção final aos catequistas. Foto: Lélia Ferreira

 “Se nos dois primeiros anos do projeto, 2015 e 2016, foi necessária uma série de encontros mais instrutivos e operacionais para alinharmos toda a catequese numa linha de Iniciação à Vida Cristã, de acordo com aquilo que a Igreja já vinha pedindo e agora está oficializado para todo o Brasil através do Documento 107 da CNBB”, afirma Pe. Fabiano, explicando que as formações de julho tiveram o objetivo de oferecer uma reflexão de cunho teológico para capacitar os catequistas.

Tentando atingir um número maior de catequistas, a comissão arquidiocese disponibilizará no site da IVC tanto as palestras dadas que foram filmadas, como os slides que foram utilizados. Os livretos em formato PDF também poderão ser baixados e usados nas paróquias.

 “Percebemos um crescimento qualitativo no nível de reflexão de nossos catequistas, através das perguntas realizadas, e isso nos alegra porque uma vez que o projeto se tornou uma realidade que mudou a mentalidade e o método de nossa ação catequética”, observa Pe. Fabiano. “Agora é hora de realmente fortalecermos ainda mais os nossos catequistas para que possam ajudar na busca de respostas para as indagações existenciais do nosso tempo presente”, complementa.

Por Amanda Fetzner Efrom, Jornalista – assessora de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.