2º dia da 57ª AG da CNBB vai atualizar a missão das 12 Comissões Episcopais Pastorais da Entidade
Uma das tarefas centrais do segundo dia, 2/5, da 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será atualizar a missão e os objetivos das 12 Comissões Episcopais Pastorais da entidade, São elas: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé, Liturgia, Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, Ação Social Transformadora, Cultura e Educação, Vida e a Família, Juventude e Comunicação Social. Uma proposta que autaliza a missão e objetivos das 12 Comissões, elaborada pelas Comissões e apresentada na última reunião do Conselho Permanente da entidade, no final de março, será apresentada para os bispos brasileiros.
A Comissão Para Textos Litúrgicos (CETEL) da CNBB fará uma apresentaçao do seus trabalhos. Entre eles, a finalização da tradução da terceira edição do missal romano após um trabalho integrado de 12 anos, atendendo uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através da quinta instrução Liturgiam Authenticam, de 2001, que serve de comentário sobre as traduções em língua vernáculo dos textos da liturgia romana.
Na pauta do dia ainda estão previstas, discussão sobre um documento em preparação pela CNBB que trata das “Novas Comunidades”, o processo de aprovação do Regimento Interno da CNBB e o calendário litúrgico. Os bispos ainda continuam também ao longo do dia, em grupos, analisando as diretrizes propostas pela texto das Novas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.
Temas e nomes para a 2ª Coletiva de Imprensa
A segunda coletiva de imprensa da 57ª Assembleia Geral da CNBB acontece, às 15h, na sala de coletivas do Centro de Convenções Padre Vitor e terá como temas o trabalho das Comissões Episcopais Pastorais da entidade e o documento “Orientações para a Mídia de Inspiração Católica”, que está em discussão pelos bispos. Participam desta coletiva o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, dom Pedro Carlos Cipollini, o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Armando Bucciol e arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Darci José Nicioli.
Fonte: CNBB