Notícias › 07/11/2016

31ª Assembleia Diocesana de Pastoral reúne lideranças em Uruguaiana

Os dias dsc_001404 e 05 foram marcados pela 31ª edição da Assembleia Diocesana de Pastoral, em Uruguaiana (RS). O encontro que reuniu lideranças de todas as paróquias da diocese, teve como tema central a urgência pastoral 2017: “Igreja a serviço da vida plena para todos”, por meio da assessoria do frei Sérgio Görgen, da Ordem dos Frades Menores (OFM).

Com fundamentação bíblico-teológica, o frei Sérgio falou sobre a importância das pastorais sociais à luz do episódio da multiplicação dos pães. “Se Jesus tivesse dito: “minha missão espiritual está cumprida. Já falei. Dei explicação. Despede o povo, que vão se virar por si para saciar a fome”, grande parte dos católicos estariam certos hoje. Mas não foi esta a resposta. Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Ou seja, a ação de Deus se estende na ação social. Não se desvincula disso”, destacou o assessor.

“A pedido de Jesus, eles se organizariam em grupos e compartilharam o que tinham. E quanto sobrou? Doze. Número bíblico que representa a humanidade toda”, complementou. Abordando outras passagens bíblicas em que Jesus chama para a ação social, Frei Sérgio convocou a todos para que se perguntem sobre o que estas menagens significam para as comunidades. “De que forma podemos contribuir com isso. Nosso trabalho é juntar grupos como fez Jesus e apoiar iniciativas leigas. Anunciar e fazer”, comentou.

“Em Mateus 25, Jesus fala: “O que fizeste a estes pequenos foi a mim que o fizestes”. Jesus se identifica com os pequenos, os simples. Pessoalmente, é a passagem evangélica que mais me toca”, disse o religioso. Apresentando pontos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, nos números 62 e 109, frei Sérgio Görgen, enfatizou a Pastoral Social como forma da Igreja defender a vida em todas as suas expressões.

Ainda na assembleia, Padre Flávio Soares, Administrador Diocesano, encaminhou a avaliação do Ano Pastoral 2016, baseado no resumo do Instrumento de trabalho enviado para as paróquias no mês passado. Padre Alvano Freitas, Coordenador Diocesano de Pastoral, sintetizou várias preocupações referentes à concretização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Diocese de Uruguaiana e as pastorais sociais. Padre Jonison Mallmann, concluiu apresentando as propostas de lema, texto bíblico e cântico litúrgico para o Ano Pastoral 2017 que tem como finalidade tratar o tema “Igreja a serviço da vida plena para todos”. Ficou definido o lema: “Cuidar da vida é nossa Missão.” Texto bíblico: Jo 10,1-10 e dois cânticos litúrgicos: “Eu vim para que todos tenham vida” e “A vida é o bem maior”.

Entre outros assuntos, se destacou a reflexão sobre a integração dos movimentos eclesiais na caminhada das paróquias e na dinâmica da Iniciação à Vida Cristã (IVC) e a implementação da Catequese Batismal, aonde se aprovou uma proposta de trabalho para o ano que vem. A 31ª Assembleia Diocesana de Pastoral, se encerrou com a Santa Missa concelebrada pelos padres da diocese. Após, todos confraternizaram com um almoço no Centro Diocesano de Formação.

 

Por Pascom

Fotos: Evandro Carvalho/Pascom

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.