WEBMAIL

40º Encontro de Presbíteros: “O presbítero demonstra a santidade no seu jeito de ser”

As 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 participaram nos dias 13 a 15 de novembro do 40º Encontro Regional de Presbíteros. No total, 84 padres participaram do encontro realizado no CECREI, em São Leopoldo, com o tema Presbíteros: testemunhas da esperança” e lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12).

Fruto do encontro foi a carta publicada pelos presbíteros participantes, que ressalta:

Os presbíteros são homens portadores da alegria pascal, que por isso buscam superar com sabedoria os desafios que a vida presbiteral lhes impõe. O presbítero assume o cuidado de si e dos outros como estilo de vida, a exemplo do Bom Pastor. É necessário compreender urgentemente: antes de nos tornarmos presbíteros, somos pessoas como todas as demais, mas com uma missão sagrada, ungidos. O presbítero, pastor próprio da comunidade paroquial, é o homem da comunhão na Igreja com o Papa Francisco e seus bispos, ministro da unidade e da participação. O presbítero neste contexto é servidor, em qualquer função que exerça na Igreja.

O 40º ERP foi assessorado pelo Pe. Rudinei Lasch e contou com a participação de dom Adimir Mazali, bispo referencial para a Comissão Regional de Presbíteros. Durante estes dias, os participantes refletiram também os quatro pontos contidos no livro preparatório para o Encontro Nacional de Presbíteros, que propõe quatro olhares ao padre: profundamente humano; inteiramente de Deus; plenamente identificado com a Igreja; e totalmente dedicado à missão.

Um dos aspectos abordados pelo assessor foi a formação integral do presbítero, conforme aponta a carta: “O presbítero necessita constantemente buscar o conhecimento intelectual, humano, espiritual e, sobretudo, a sabedoria que vem de Deus. Este processo inicia na etapa da formação e segue na vida presbiteral”.

Confira o documento na íntegra:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Próximas Datas

Durante o encontro também foram encaminhadas as próximas datas da Comissão Regional de Presbíteros: 19º Encontro Nacional
de Presbíteros a realizar-se nos dias 24 a 30 de abril em Aparecida – São Paulo; Curso Permanente de Formação Presbiteral e o 41º ERP a realizar-se nos dias 11 a 13 de novembro de 2024.

CNBB Sul 3