Notícias › 05/06/2017

500 anos da Reforma de Lutero: Igrejas rezam pela unidade

Dentro da Semana de Oração pela Unidade Cristã, na passagem dos 500 anos da Reforma desencadeada por Martinho Lutero, Igrejas cristãs ecumênicas de Erechim, Anglicana do Brasil, Católica Romana e Luterana Sinodal realizaram encontro de oração, na noite desta sexta-feira, na igreja sinodal.

Presidiram a celebração a pastora luterana sinodal Ettiene Cibele Mittank, o reverendo anglicano Rodrigo Espiúca e os padres católicos André Lopes e Adelar De David. O momento do pedido de perdão foi ritualizado com a construção de um pequeno muro com tijolos representando pecados que causam separação, como falta de amor, ódio e desprezo, mentira, discriminação, perseguição, quebra de comunhão, intolerância, guerras religiosas, divisão, isolamento, orgulho.

Após as leituras bíblicas, pastora Ettiene, que assumiu a Igreja Sinodal de Erechim em janeiro deste ano, vinda de Iraí, fez a pregação, atendo-se à passagem do evangelho proclamada, a do filho pródigo. Convidou cada participante a lembrar os personagens do texto, procurando ver quando foi um ou outro. Com o gesto de colocar uma luz no pequeno muro dos males que dividem, destacou que o perdão, a reconciliação são caminhos para superá-los e estabelecer a reconciliação.

Diversos hinos, com sustentação musical de órgão e duas flautas, complementavam cada momento da celebração.

Por Antônio Valentini Neto, Assessor de Comunicação

Diocese de Erexim

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.