A Assembleia do Povo de Deus em Santa Maria

Alguém poderá se perguntar o que é uma Assembleia do Povo de Deus na Igreja? Primeiramente, é preciso esclarecer que a palavra Igreja vem dos termos hebraicos QAHAL (que significa comunidade reunida), `EDÂH (povo congregado) e `ÃM (povo). Trata-se de um povo especial, porque “convocado pelo próprio Deus”, que, por total gratuidade, fez com ele uma aliança. Um povo que se coloca à escuta da Palavra de Deus. Igreja é, portanto, a assembleia de um povo chamado por Deus que deseja lhe falar ao coração.  Geralmente, concebemos a Igreja como uma construção ou como a hierarquia eclesiástica, mas preferimos distinguir, dizer:  o templo da Igreja e os seus ministros para essas duas expressões. Na verdade, a Igreja é realmente a reunião da família de Deus que se sente convocada para escutar sua voz, que chama e a envia em missão.

Na Igreja Católica, o Povo de Deus é constituído por fiéis batizados: clero, vida consagrada e laicato. Todos, de diferentes formas, são chamados a testemunhar o amor de Deus pela humanidade. Em Santa Maria, reunindo 26 Municípios, 38 paróquias, uma quase paróquia e uma área missionária, está a porção do Povo de Deus que se denomina “Arquidiocese de Santa Maria”, também denominada “Igreja Particular de Santa Maria”.

Essa Igreja é que dá identidade e missão ao arcebispo, aos presbíteros, aos diáconos, aos consagrados de vida ativa e de vida contemplativa, aos movimentos apostólicos, às associações de fiéis, a pastorais e a todos os leigos e leigas que participam dessa vida eclesial. Somos reconhecidos, primeiramente, pela pertença à Igreja onde vivemos o nosso Batismo.

Reunir todo o Povo de Deus que está em Santa Maria em uma Assembleia, significa convocar todas as pessoas que fazem o cotidiano de nossas paróquias, comunidades, capelas, casas de consagrados e consagradas, clero e laicato em geral, para um encontro.

Quem convoca essa reunião é o Arcebispo, como sucessor dos Apóstolos, pai e irmão de todos os que lhe foram confiados para pastorear. O rebanho pertence ao Senhor, mas cabe ao bispo velar pela fé, unidade e missão desse povo.

Por isso, para fortalecer nosso seguimento de Jesus Cristo, nosso senso de pertença de Igreja de Deus que está em Santa Maria, nossa comunhão sinodal, isto é, nosso caminhar junto e nossa missão, é que convoquei a Assembleia do Povo de Deus da Arquidiocese de Santa Maria. Esse evento desencadeará um processo de escuta, de discernimento e de proposições para nossa evangelização para os próximos três anos.

Na assembleia, em primeiro lugar, vamos nos unir em oração para escutar o que o Espírito Santo está dizendo à Igreja de Deus que está em Santa Maria. Depois, iluminados pela Palavra de Deus, vamos abrir nossos olhos para ver os sinais do nosso tempo, que traz desafios e oportunidades para testemunhar o Reino de Deus. Finalmente, vamos indicar caminhos para a missão de ser cristão aqui e agora.

Dia 20 de maio, às 8h30min, no Ginásio da Basílica da Medianeira, em Santa Maria, espero todos vocês para nos apresentarmos diante de Deus como seu povo. Vamos escutar a Sua voz, adorá-Lo em espírito e verdade e servi-Lo com alegria.

Dom Leomar Antônio Brustolin – Arcebispo Metropolitano de Santa Maria e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB