Bispos › 21/09/2017

A força da Palavra de Deus

Dom José Gislon – Bispo Diocesano de Erexim

Penso que, atualmente, existe um exemplar da Sagrada Escritura em quase todos os lares hebreus e cristãos. A Sagrada Escritura dos irmãos hebreus contém os escritos do Antigo Testamento. Já a Bíblia dos cristãos contém os escritos do Antigo e do Novo Testamento, com algumas diferenças em relação ao número de livros nela contidos.

Mas nem sempre a Sagrada Escritura ou a Bíblia esteve ao alcance de todas as famílias. Era uma raridade poder ter em casa um exemplar da Palavra de Deus. Era uma preciosidade que não podia muitas vezes ficar ao alcance das crianças, pois corria o risco de ser danificada. Mas ficava num lugar reservado, onde nem sempre se podia desfrutar da sabedoria e dos ensinamentos nela contidos através da leitura. Muitos faziam questão de ter em casa um exemplar da Bíblia, mesmo não sabendo ler, mas pelo simples fato de ter no próprio lar a Palavra de Deus.

Com as mudanças trazidas pelo Concílio Vaticano II, que procurou incentivar o contato dos fiéis com a Palavra de Deus, e com o desenvolvimento do parque gráfico com inúmeras editoras, adquirir a Bíblia Sagrada passou a estar ao alcance de todos e de todas as famílias. Dispor do texto da Sagrada Escritura em casa não é um privilégio de ter um adorno sagrado, mas é a presença do Pão da Palavra, com que podemos alimentar diariamente a nossa vida de fé, pessoal e familiar, através da leitura deste texto sagrado. Lendo-o, podemos deixar que o Senhor fale aos nossos ouvidos e ao nosso coração através da sua palavra, desde os primeiros passos na iniciação à vida cristã em nossas famílias.

A “Bíblia é a raiz da nossa ligação com o hebraísmo e é o terreno privilegiado para o diálogo ecumênico entre os cristãos”. Através da Palavra Sagrada, podemos percorrer o caminho da verdade, da vida e da comunhão entre irmãos e com o Senhor do tempo e da história, pois Ele é a luz que ilumina, com sua presença, o nosso caminho para a casa do Pai.

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.