WEBMAIL

A Medianeira acolhe e fortalece nossas mães

 

“Vosso olhar misericordioso a nós volvei. Em vós confiamos e esperamos; sois conforto na tribulação, força no combate”[1]

De toda parte de nosso Rio Grande do Sul, chega essa súplica ao coração da grande e querida Mãe, Nossa Senhora Medianeira de todas as graças, padroeira (protetora) de nosso querido povo gaúcho. Nas últimas semanas estamos vivendo uma das partes mais difíceis de nossa história, duplamente difícil para o coração das mães que perderam seus filhos, seu esposo e/ou tiveram suas casas destruídas e se encontram acolhidas por outros, sem saber como recomeçar.

Mãe, nós estamos com você!

Neste dia das mães, é a você que nos dirigimos, com toda a ternura e lhe desejar toda graça, força e esperança vitoriosa! Tudo vai passar! Esta nossa certeza e força vem daquela Mãe que, como você, também teve que recomeçar algumas vezes do nada, tendo um Filho pequenino nos braços e sua família para manter em pé: Maria, mãe de Jesus! O Papa Francisco a define como “uma mãe sem teto, que soube transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura.” [2]

Ela está junto conosco!

“Maria é sinal de esperança para os povos que sofrem dores de parto até que brote a justiça.”[3] Ela intercede todas as graças que precisamos e ajuda-nos justamente agora! Olhemos para a imagem de Medianeira: Seu olhar pleno de ternura penetra bem fundo em nosso coração de filhos e a sua expressão serena ilumina a escuridão de nossas incertezas e traz a esperança.

Deixemo-nos ser abraçados por ela!

A Mãe Medianeira tem os braços abertos, convidando-nos a deixar-nos ser abraçados por ela, carregados em seu colo e por ela consolados e fortalecidos. Ela sabe o que para ser Mãe de verdade é preciso ter coragem de ser filha diante de Deus. Sua missão materna na Igreja é justamente esse: ajudar-nos a viver como filhos, pois então, como Ela, experimentaremos uma força que vem do Altíssimo, “porque para Deus nenhuma coisa é impossível” (Lc 1,37)

Em todas as paróquias, especialmente nos santuários marianos de nosso Estado e de todo o Brasil, neste Dia das Mães, rezamos especialmente por você, mãe. Deus retribua o seu sim diário à vida. Maria, nossa querida e grande Medianeira, pelos méritos de Jesus, lhe conceda graças, bênçãos e muita esperança!

Estamos bem perto para ajudar

Por meio da CNBB e das dioceses recebemos auxílio de todo o Brasil. Temos locais perto, nos quais você consegue ajuda! Se você não sabe qual é o mais próximo, entre em contato com sua paróquia, diocese ou comunidade.

 

Ir. M. Nilza P. da Silva  IMS

[1] Oração à Medianeira https://www.basilicasm.com/padroeira

[2] https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/july/documents/papa-francesco_20150709_bolivia-movimenti-popolari.pdf

[3] Idem