Bispos › 17/04/2017

A Vida venceu a Morte

Dom Remídio José Bohn  – Bispo Cachoeira do Sul

Na celebração da Páscoa somos chamadosa  contemplar  o  Ressuscitado,  a  crer  na Ressurreição e testemunhá-la  com  nossa vida, no dia a dia.

A Ressurreição do Senhor é uma realidade central da nossa fé, e como tal foi pregada desde os começos do cristianismo. A importância deste milagre é tão grande que os Apóstolos são, antes de mais nada, testemunhas da Ressurreição de Jesus. Este é o núcleo de toda pregação, e isto é o que, depois de mais de vinte séculos nós anunciamos ao mundo: Cristo vive!  A Ressurreição é a prova suprema da divindade de Cristo.

E é decisiva: “se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamentos, e sem fundamento também a vossa fé” e “somos, dentre todos os homens, os mais dignos de compaixão” (1Cor 15, 14.17.19). Estaé  a pregação dos apóstolos que chegou  até  nós  e  alimenta nossa fé e esperança.

A proposta do mundo é impor-se a todo o custo, competir, fazer-se valer… e, assim, convivemos com os sinais de morte (ex. violência, injustiças, corrupção, narcotráfico, tráfico humano, aborto, terrorismo, exclusão social…).

Mas o amor venceu o ódio, a vida venceu a morte, a luz afugentou as trevas. Embora,marcados por sombras da morte, pela graça de Cristo morto e ressuscitado, como cristãos devemos ser os rebentos duma outra humanidade, em que se procura viver ao serviço uns dos outros, com respeito e disponibilidade.

Os “sinais” da Ressurreição veem-se ainda presentes no mundo: a fé heroica, a vida evangélica da tanta gente humilde e escondida; a vitalidade da igreja que as perseguições externas e as lutas internas não chegam a enfraquecer; a Eucaristia, presença viva de Jesus ressuscitado que continua a atrair a Si todos os homens.

A festa da Páscoa renova a fé em Cristo vencedor da morte. A vida recebe na ressurreição de Jesus a semente da eternidade. Ser Cristão é ser protagonista da Ressurreição nos pequenos gestos de cada dia.  Todo aquele que defende a vida e ama os irmãostrabalha para a construção de um mundo melhor.

A vida venceu a morte!“Este é o dia que Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117). E, congratulemo-nos como os primeiros cristãos: “Se Cristo ressuscitou, também nós com Ele ressuscitaremos”. Feliz Páscoa!

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.