Bispos › 10/10/2017

Ajude uma comunidade

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo Santa Maria

Colocando em prática o Projeto Missionário: “Adote uma Comunidade”, a Arquidiocese de Santa Maria já comemorou, no dia 20 de setembro, a primeira Comunidade a ser ajudada pelo Projeto. A Comunidade São Francisco da Linha Base da Paróquia Santíssima Trindade de Nova Palma realizou com êxito a adoção duma Comunida de numa das periferias da cidade de Santa Maria.

O Dia do Gaúcho, 20 de setembro, ficará marcado para a Comunidade adotada e pela adotante. Com a Santa Missa inaugurou-se a Capela Nossa Senhora da Conceição na Paróquia do Perpétuo Socorro, que agora se tornou um templo de oração da Comunidade e com uma sala para a catequese. Tudo foi organizado e renovado com muita simplicidade e muito carinho. A Santa Missa foi ao ar livre com a participação de muitos membros das Comunidades. As pessoas participaram com alegria e com gratidão a Deus pela fraternidade, partilha e amizade que se estabeleceu entre pessoas que até há pouco tempo não se conheciam.

Toda a Liturgia expressou louvor e alegria. No final da Santa Eucaristia, um grupo de meninas da Comunidade adotada, trajadas com vestidos de prendas, apresentou um canto de agradecimento que emocionou a todos.

Um gesto muito significativo foi o acolhimento da Comunidade adotada quando chegavam as pessoas da Comunidade adotiva trazendo nas mãos uma cadeira e as imagens de São Francisco e Nossa Senhora da Conceição para presentear a Comunidade. Era uma verdadeira procissão de cadeiras que seriam doadas para a Comunidade Nossa Senhora da Conceição.

Finalizada a Santa Missa, houve uma belíssima confraternização das comunidades no salão da Escola com partilha de alimentos para todos, bem como outros sinais de amizade e bem querer.

Que esta primeira experiência missionária possa iluminar e estimular outras comunidades na adoção de novas comunidades! Temos mais seis comunidades dispostas a fazer sua adoção de uma Comunidade. Nosso espírito e ações missionárias poderão continuar em outras comunidades mais necessitadas da cidade de Santa Maria ou mesmo de regiões do interior. O mandato do Senhor é para todos: “Ide pelo mundo inteiro…” (Mc 16,15).

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.