Bispos › 10/12/2016

Alegrai-vos no Senhor!

dom-remidioO terceiro domingo do Advento apresenta um tema predominante: a alegria provocada pela vinda do Senhor. Por isso, a liturgia se inspira nas palavras do Apóstolo Paulo: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!” (Fl 4,4s).

O profeta Isaías (Is 7,10-14) deseja despertar e fortalecer a esperança dos exilados. O povo atravessava um dos piores períodos de sua história: Jerusalém e o Templo destruídos, enquanto o povo  vivia deportado na Babilônia.

O Evangelho ilustra aos discípulos de João a coerência entre o ensinamento e o testemunho de Jesus. Pelos “sinais”, que podiam ver e ouvir, Jesus comprovava a presença salvadora e libertadora de Deus no meio dos homens. “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e pobres são evangelizados” (Mt 11,5).

As grandes tentações de hoje são a falta de entusiasmo e de esperança, um cansaço ante a paganização do mundo e a teimosia humana pelo consumismo. O mundo está cansado de palavras e carente de testemunhos…

Na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco nos lembra que “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Os que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.”

É missão nossa: testemunhar a alegria de seguir a Jesus, expressar a certeza de que Deus vem caminhar conosco e nos ajuda a espalhar a luz do seu projeto de vida, vencendo as trevas da injustiça e da morte. A alegria é um dos sinais da presença de Deus no coração de uma pessoa. Como cristãos, levamos no coração a fé e o amor de Deus, o maior tesouro que nos podia ser entregue pela graça do Batismo.

Na esperança pela vinda do Senhor, não podemos ficar parados. Devemos imitar o exemplo do agricultor, que prepara o terreno, semeia a semente e, com paciência, espera a chuva e uma boa colheita.

Neste domingo, também, nos alegramos com a ordenação de mais um presbítero a serviço do Povo de Deus em nossa Diocese, na igreja São José. E, participando da “Campanha Nacional para a Evangelização”, fazemos em nossas paróquias a coleta para obter os recursos necessários pela missão de testemunhar a “Alegria do Evangelho”.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.