Notícias › 08/12/2017

Assembleia do Conselho Episcopal do RS em Garibaldi

Assembleia do Conser – Conselho Episcopal Regional
Hotel Mosteiro São José
Garibaldi, 4 a 6 de dezembro de 2017

Nos dias 04 a 06 de dezembro de 2017, no Mosteiro São José, em Garibaldi, reuniu-se o Conselho Episcopal Regional da CNBB Sul 3. Participaram vinte e quatro bispos diocesanos, bispos auxiliares e bispos eméritos do Rio Grande do Sul e o secretário executivo do Regional, Pe. César Leandro Padilha.

Bispos em 2017Como Igreja no RS foi analisado o Projeto Em cada comunidade uma nova vocação. Projeto assumido por todas as Dioceses e Arquidioceses do RS juntamente com os Regionais da CNBB em SC e PR. O objetivo é que em todas as comunidades se intensifique a oração pelas vocações. Sugere-se a oração do terço em cada encontro eclesial ou outra oração apropriada. Está em sintonia com o Sínodo dos Bispos, que tem o tema Jovens, fé e discernimento vocacional. A proposta é que inicie na Quinta-feira Santa de 2018. Não tem data para conclusão. Queremos apresentar positivamente todas as vocações, também através de testemunhos a serem vinculados, em pequenos vídeos. Como sugestão, indicou-se envolver o E’Ai?Tchê (Serviço de Evangelização da Juventude). O mais importante é criarmos a cultura vocacional. Este projeto foi aprovado por unanimidade pelos presentes. O lançamento será na Quinta-feira Santa, dia 28 de março de 2018.

O Secretário de Segurança do Estado, Cézar Schirmer, a pedido do Governador José Ivo Sartori, se fez presente para WhatsApp Image 2017-12-08 at 16.42.33 falar sobre “Segurança Pública: Cenários e Diagnósticos”. Foi um momento de diálogo entre Igreja e Sociedade e o secretário de segurança deixou uma palavra de encorajamento à ação eclesial.

O primeiro dia da assembleia foi concluído com a celebração eucarística presidida por Dom José Mário Angonese, novo bispo diocesano de Uruguaiana.

O segundo dia de assembleia iniciou com o momento de oração da “Liturgia das Horas”. Em seguida foi apresentada uma proposta de criação de “Comitês de Bioética” no Regional Sul 3 visando maior reflexão sobre todas dimensões da vida, na sua defesa e promoção.

Nossos bispos refletiram sobre a criação de uma nova diocese recordando que, em junho deste ano, foi aprovado o início do processo de criação. Já foi formada uma comissão pró-diocese. A nova diocese possivelmente terá como sede a cidade de Nova Prata e será formada por diversas paróquias hoje pertencentes às dioceses de Vacaria, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Estamos aguardando o apoio do Núncio Apostólico e a sua orientação, través da Congregação dos Bispos.

Na tarde do dia 05, cada bispo falou sobre sua diocese, suas alegrias e preocupações. Os trabalhos do dia foram concluídos com a celebração eucarística presidida por Dom Paulo De Conto, bispo emérito de Montenegro.

No dia 06 as atividades iniciaram com celebração eucarística, presidida por Dom Jaime Spengler. A celebração teve a participação do Monsenhor Jailton de Oliveira Lino, Pobre Servo da Divina Providência, nomeado bispo de Teixeira de Freitas, no Estado da Bahia, que esteve presente convidando para sua ordenação episcopal que acontecerá no dia 13 de janeiro, às 10h, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.

A assembleia aprovou algumas necessárias mudanças quanto ao quadro dos bispos referenciais. Como novo bispo referencial para o Laicato, Dom José Mario Angonese, bispo de Uruguaina. Dom Carlos Rômulo, bispo de Montenegro, foi confirmado como bispo referencial para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social. Como parte da Comissão 8, na Justiça e Paz e Ecologia, Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre. Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo, foi confirmado como referencial da Cáritas Estadual.

Dom Jaime Kohl, bispo de Osório, falou sobre a 41º Romaria da Terra, em Rio de Dentro. O tema escolhido foi “Mulheres, terra, resistência e diversidade”. Haverá uma caminhada de 2km. A assembleia foi encerrada com o almoço da quarta feira, dia 06 de dezembro.

Texto e fotos:

Padre César Leandro Padilha

Secretário Executivo – Regional Sul 3 da CNBB

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.