Destaques › 08/12/2016

Assembleia dos bispos do Rio Grande do Sul

img_0722A assembleia do CONSER (Conselho Episcopal Regional), reunindo os bispos das dezoito dioceses do Estado do Rio Grande do Sul, aconteceu entre os dias 05 e 07 de dezembro, na casa Tiberíades, em Cidreira (RS).

O encontro, que contou com a coordenação de Dom Jaime Spengler, presidente do Regional Sul 3, foi momento forte de convivência e fraternidade para os bispos de nosso Estado. A dinâmica do encontro se fez com momentos celebrativos, partilha da caminhada de cada diocese e também das diversas comissões pastorais.

Os bispos eméritos são convidados a participar. Estavam presentes dois bispos eméritos, Dom Girônimo Zanandrea, bispo emérito de Erexim, e Dom José Mário, bispo emérito de Rio Grande. Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, esteve presente no último dia do encontro.

Também esteve participando o Pe. Flávio Bordão Soares, administrador diocesano da Diocese de Uruguaiana, que encontra-se vacante, ou seja, sem um bispo.

A assembleia dos bispos acontece duas vezes ao ano, sendo uma vez antes da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora que acontece na metade do ano, em São Leopoldo.

Durante a assembleia foram redefinidos os bispos referenciais de cada dimensão ou pastoral. Dom Leomar Brustolin foi indicado para acompanhar a Pastoral da Comunicação. Dom Leomar já é o referencial da Comissão de Cultura, Educação Ensino Religioso e Universidades e também da Comissão para a Doutrina da Fé.

Na Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como bispo referencial Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, foi indicado para acompanhar as Pastorais da Saúde, da Sobriedade e DST/AIDS. Também dentro das Pastorais Sociais, Dom Liro Meurer, bispo de Santo Ângelo, irá acompanhar a Pastoral da Criança.

A próxima assembleia de final de ano acontecerá na Diocese de Caxias do Sul.

Por Padre Cesar Leandro Padilha – Secretário Executivo Regional Sul 3 da CNBB.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.