Notícias › 25/11/2016

Assessores, articuladores e comunicadores do Setor Juventude em Porto Alegre

dom-adelarrO bispo referencial para o Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, dom Adelar Baruffi, enviou uma carta aos assessores, articuladores e comunicadores do Setor Juventude das dioceses do Rio Grande do Sul. No documento, além de convidar para o encontro que ocorrerá dias 26 e 27 de novembro, em Porto Alegre, Dom Adelar destaca as principais ações e conquistas do processo de animação da evangelização da juventude ocorrido em 2016, e apresenta a proposta de encaminhamentos para 2017.

Leia a carta na íntegra:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – REGIONAL SUL 3

SERVIÇO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE

Porto Alegre, novembro de 2016.

Aos Assessores e Assessoras do Setor Juventude

Aos Articuladores e Comunicadores do Setor Juventude

Para seguir a Jesus, é preciso ter uma boa dose de coragem, é preciso decidir-se a trocar o sofá por um par de sapatos que te ajudem a caminhar por estradas nunca sonhadas e nem mesmo pensadas, por estradas que podem abrir novos horizontes, capazes de contagiar-te a alegria, aquela alegria que nasce do amor de Deus, a alegria que deixa no teu coração cada gesto, cada atitude de misericórdia” (Francisco, JMJ Cracóvia 2016).

                Animados pelas sempre oportunas e encorajadoras palavras do Santo Padre e guiados pelo Plano Bienal 2016-2017, Em missão pela vida, desejamos partilhar com os senhores alguns caminhos protagonizados pela juventude católica do Rio Grande do Sul neste ano e alguns desafios. O Serviço de Evangelização da Juventude tem por objetivo animar e articular a evangelização da juventude auxiliando o setor juventude de cada diocese. O lugar da presença e atuação de nossos jovens é a sua Igreja Particular. Conforme planejado para este ano, o Serviço esteve presente com vários projetos de formação, apoio aos membros do Setor Diocesano e incentivo à missionariedade. Foi concluída a 1º Escola de Assessores, com boa participação das dioceses. Aconteceram reuniões e formações de jovens multiplicadores por Província Eclesiástica. Em algumas dioceses o setor juventude organizou vivências missionárias na perspectiva do projeto Em missão pela vida. Ganhou força as Jornadas Diocesanas da Juventude e o Dia Nacional da Juventude. Algumas Dioceses promoveram formação para assessoria diocesana. A coordenação do Serviço marcou presença nas dioceses sempre que solicitada.

Os assessores diocesanos recordam que, às vezes, apresenta-se a dificuldade de integração dos jovens na pastoral orgânica. Vale nos perguntarmos: Onde está a juventude dentro da caminhada pastoral diocesana? Sentimos a necessidade de optarmos conscientemente por projetos que ajudem os jovens no processo de amadurecimento da fé, para além dos grupos específicos, de tal modo que se crie uma cultura na qual a evangelização da juventude seja refletida, estudada, investida financeiramente, organizada e articulada em nossas dioceses. Temos certeza que esta preocupação habita o coração de nossos pastores, que sempre têm um olhar de especial predileção pelos jovens.

Como Serviço de Evangelização da Juventude, agradecemos a confiança e o apoio recebido dos senhores, participando dos projetos e, sobretudo, acreditando nesta metodologia que oferece o protagonismo da evangelização aos próprios jovens. Para continuar este caminho e construí-lo de maneira participativa, pedimos aos senhores arcebispos, bispos e coordenadores de pastoral que incentivem o assessor diocesano, o articulador e o comunicador do Setor Juventude da diocese a participarem da reunião que termos nos dias 26 e 27 de novembro de 2016, que acontecerá nas Irmãs Salesianas, Rua Gonçalo de Carvalho, nº 390, Porto Alegre. Nesta reunião faremos os encaminhamentos dos projetos em construção para o ano de 2017. Oportunamente os levaremos ao conhecimento dos senhores.

Com estima e gratidão,

Dom Adelar Baruffi e Dom Adilson Pedro Busin

Referenciais para a Evangelização da Juventude da CNBB Sul 3

 

Encaminhamentos para 2017

A partir das reuniões de comunicadores, articuladores e da reunião de assessores nos propomos a continuar com linhas, projetos e ações em comum, no conjunto das Dioceses do Estado do RS, a fim de proporcionar a partilha das experiências e de conhecimentos, visando crescimento e amadurecimento da caminhada de evangelização da juventude no Estado.

1-      Seminário Cuidado com a Vida – 2017

Seminário das práticas da evangelização da juventude. Em Novembro de 2015 tínhamos assumido realizar um seminário de cuidado com a vida em 2017. Não faríamos a semana missionária Regional em 2016 para que cada Diocese pudesse fazer a semana missionária Diocesana.

Ø  Na reunião de assessores acordamos realizar um seminário de práticas de evangelização da juventude a partir da vivência do setor diocesano de juventude. Partilhar as aprendizagens na perspectiva do Plano Bienal #EmMissãoPelaVida. Planejamento, execução, avaliação e aprendizagens a partir da experiência.

Ø  Data: 26 e 27 de agosto de 2017

Ø  Equipe de Trabalho: Bruna Vasconcelos, Ir. Maristela Ganissini, Alan Gross, Claudia Fontana.

v  Aguardamos os encaminhamentos da equipe para inscrições, critérios e metodologia do Seminário.

2-      Escola de Assessores – 2017/2018

A primeira Escola Regional de Assessores foi avaliada por etapa e no conjunto das três etapas pelos participantes e pela equipe de coordenação. As avaliações apontam  necessidade de continuidade.

Fase 1- Escola Regional de Assessores: realizar encontros de assessoria por Província Eclesiástica em finais de semana, a fim de sensibilizar a necessidade de estudo e reflexão sobre a assessoria. Será junto com a reunião de lideranças nas Províncias Eclesiásticas e a janela de acesso para participação na escola regional de assessores em 2018.

Fase 2Escola Regional de Assessores será realizada em 2018 em três etapas, sendo um janeiro, outra no feriado de maio e a última etapa em julho.

3-      Curso de Pós Graduação em âmbito Nacional

Acontecerá no dia 02 a12 de Janeiro de 2017 e 02 – 12 de Janeiro de 2018. Possibilidade de participação dos padres, Leandro Rodrigues da Diocese de Vacaria e Rômulo Conceição da Diocese de Rio Grande. Fazer a inscrição até 15 de dezembro/2016.

4-      Semana Missionária Regional 2017

Conversamos sobre a realização da semana missionária /2017 e sua relação com as atividades da Rota 300 anos. Vimos a necessidade de fazer, acreditando que o grupo que fará experiência missionária regional é diferente do grupo que participará das atividades nacionais.

Para encaminhar junto a equipe de organização da semana missionária a partir da reunião de Nov/2016.

a)Seguir a mesma estrutura da primeira edição?

Com objetivo de proporcionar vivência da pastoral de conjunto, estudar, aprofundar e vivência experiências de missão conjunto com a Pastoral da AIDS, Pastoral Carcerária e locais de trabalho de Educação e Promoção da criança e do adolescente. Continuar somando com as Pontificas Obras Missionárias e Serviço de Animação Missionária do Regional Sul 3.

Ø  Montar equipe de trabalho

5-      Formação de Liderança 2017

Caminho de educação e amadurecimento na fé

6-      Reuniões sistemáticas de assessores

Se encontrar para se animar e criar espaço de partilha da vida e missão.

Sensibilizar para estudo, reflexão, vivência de grupo, a fim viver o ministério de assessoria.

7-      Reuniões de assessores, de articuladores, de comunicadores.

Provocar um caminho que leve a reflexão de se acompanhar. Compartilhar os caminhos a serem trilhados em conjunto.

8-      Missão Amazônica (Não irá acontecer no ano)

Tínhamos conversado da participação dos jovens que tivessem feito a experiência missionária Regional e multiplicado em suas dioceses, a fim de ser uma presença em nome do regional e como resultado do processo vivido aqui. Entrei em contato com Pe. Toninho e ele confirma que não haverá experiência missionária no Amazonas.

Ter presente que o ano de 2018 será o ano de Bote Fé

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.