WEBMAIL

Bispos do RS apelam aos fieis atenção ao combate do Coronavírus

Atento à realidade de quarentena e de epidemia que vivemos, o Episcopado Gaúcho publicou na última semana uma série de vídeos motivando os fieis do Regional Sul 3 a ficarem atentos às orientações para combater o Covid-19. Os bispos destacaram principalmente a necessidade de uma atenção especial aqueles mais atingidos pela epidemia e os que integram os grupos de risco da doença.

https://www.facebook.com/cnbbsul3.org.br/videos/642017259862181/

Dom José Gislon, Presidente do Regional e Bispo Diocesano de Caxias do Sul, aponta que o momento “requer de cada um de nós um espírito de colaboração para cuidar da vida em todos os contextos. Por isso, é de grande importância sabermos acatar as orientações das autoridades públicas que não têm medido esforços para evitar que o vírus se propague”, e conclui: “O momento é de preocupação e provação, mas nós só venceremos esta batalha se nos unirmos pelo bem comum”.

Para Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo e Vice Presidente do Regional Sul 3, o momento é especial para se espelhar naquele que deve, sempre, ser nosso exemplo. Ele explica que o vírus mexeu com o ritmo de vida de todos e a melhor maneira de enfrentar este momento é voltar-nos a Cristo, questionando: “Como ele viveu e reagiu diante das situações?

O Arcebispo alerta que “temos que abraçar o mundo como ele é neste momento, com os problemas que tem. Cristo não ficou parado, ele começou a agir, tomar decisões”, e reforça: “é hora de suscitar a fraternidade, de não ficarmos com os braços cruzados, mas darmos a nossa colaboração conforme as nossas possibilidades”. Nos dias em que vivenciamos a Semana Santa, Dom Rodolfo destaca: “Quando abraçamos o mundo como ele é, nós também podemos celebrar a Páscoa da Ressurreição”.

Esta motivação é feita também por Dom Adilson Busin, Secretário da Presidência do Regional e Bispo Auxiliar de Porto Alegre. No vídeo, ele lembra a vivência da Semana Santa neste tempo de isolamento, como retiro espiritual, “para que a Semana Santa seja ainda mais forte, para no Cristo Ressuscitado termos também a nossa esperança renovada”.

Para conferir todos os vídeos, clique aqui.