WEBMAIL

Comissão Regional de Presbíteros planeja 2020

(da esquerda para a direita: Pe. Edegar Pereira da Rosa (Tesoureiro); Pe. Rudinei Lasch (Presidente); Pe. Cristiano Quatrin (Vice-presidente); Pe. Rômulo Conceição (Secretário)

Com a missão de animar os presbíteros de todo o Rio Grande do Sul, a coordenação da Comissão Regional dos Presbíteros se reuniu nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, no Seminário Maior Maria Mãe do Redentor da Diocese de Cachoeira do Sul, localizado em Camobi, Santa Maria.

O encontro foi ocasião para, em um primeiro momento, avaliar a caminhada da Pastoral Presbiteral em 2019 no Regional. A seguir, a coordenação da comissão construiu o planejamento das atividades para o ano, definindo as próximas reuniões para os dias 03 de março e 02 de junho, na CNBB, em Porto Alegre.

Além disso, a Comissão Regional de Presbíteros já iniciou a organização do Curso de Formação Permanente para Presbíteros, de 24 de agosto a 02 de setembro, no CECREI em São Leopoldo; e do 39º Encontro Regional de Presbíteros, de 19 a 21 de outubro, também no CECREI.

O padre Rudinei Lash, presidente da comissão, destaca que o grupo quer “caminhar junto, rezar, oferecer formação e trabalhar para que aconteça a comunhão nos presbitérios diocesanos” em todo o Estado. Segundo ele, é fundamental “caminharmos com a Igreja procurando cuidar dos presbíteros, em todas as dimensões, em especial, os que estão sofrendo”.

Outra atividade importante que envolve a comissão é a organização do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, que acontece de 03 a 08 de maio em Aparecida – São Paulo, com o Tema: “Presbítero: Comunhão e Missão” e o Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). O encontro contará com a assessoria do Secretário da CNBB Nacional, Dom Joel Portella Amado.

A Comissão Regional de Presbíteros lembra também de Dom Paulo de Conto, seu Bispo Referencial no Regional, que foi enviado para a Diocese de Nova Friburgo no RJ. “Que Deus o ilumine nesta nobre e desafiadora missão frente ao clero daquela Diocese”, destaca.