Notícias › 26/10/2017

Conselho Missionário do RS avalia ações realizadas em 2017

Comire 2 2017 outubroNesta quinta-feira, 26, na alegria do Evangelho para uma “Igreja em saída”, o Conselho Missionário Regional (Comire) realizou sua última reunião do ano, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre (RS). Participaram cerca de 25 pessoas que compõem as coordenações diocesanas, Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM) e representante dos seminaristas que animam ações missionárias na Igreja do Rio Grande do Sul.

Avaliação do ano

As propostas assumidas pelo Comire, as reuniões, os eventos, as formações e as iniciativas da Infância Missionária, da Juventude Missionária e seminaristas foram considerados relevantes e significativas para a Igreja gaúcha. “A partir disso foram definidas datas e o tema para as formações em 2018. A grande temática pensada, a partir do Ano do Laicato, foi definida na expressão: ‘A missão do leigo no mundo de hoje’, explicou dom Jaime Pedro Kohl, bispo referencial da Animação Missionária do Regional.

“A reunião foi bastante produtiva e fizemos uma avaliação do Congresso Missionário Regional e Nacional. Eles foram considerados positivos pelas temáticas tratadas, as experiências feitas, pois são estas que ficam marcadas no coração das pessoas. Sentimos uma vibração maior e o desejo de aprofundar mais na ação missão. A Igreja precisa se despertar e se desafiar para coisas novas. Ousar mais e sair ao encontro das pessoas”, avaliou dom Kohl.

Novo coordenador

Após vencer os dois anos de coordenação do padre Adilson Zilio, da diocese de Caxias do Sul, assumiu em seu lugar o padre Rodrigo Schüler de Souza, da diocese de Osório, para dar continuidade na tarefa de animar aRodrigoa missionariedade regional. Também foi escolhido o padre Loivo Aloísio Kochhann, da Arquidiocese de Porto Alegre, para referenciar a Juventude Missionária no Comire.

O padre Rodrigo já fazia parte do colegiado que pensa em conjunto as ações da Igreja do Rio Grande do Sul. “Agora fiquei à frente para dar continuidade na articulação e animação das dioceses de modo colegiado”, afirmou Rodrigo.

Dom Jaime Pedro Kohl, agradeceu o padre Adilson pelo serviço prestado. “Mesmo morando em Caxias do Sul, o padre Adilson sempre esteve muito disposto a dar sua contribuição por dois anos na coordenação. A ele nossa gratidão, nosso muito obrigado pelo serviço prestado”, disse dom Jaime.

IMG_1636Atual colegiado

O atual colegiado é formado por (da esquerda para direita) padre Camilo Pauletti, Daniela Gamara, dom Jaime Kohl, Sandra Zambon (secretária),  padre Rodrigo de Souza e padre Loivo Kochhann. E, de acordo com dom Jaime, a equipe tem a tarefa de “fomentar para que em todas as dioceses tenha o seu Conselho Missionário Diocesano (Comidi) organizado e funcionando. Nas Provinciais Eclesiásticas o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise). Também os Conselhos Missionários Paróquias (Comipa), onde a vida acontece”, concluiu.

Por Judinei Vanzeto

Assessoria de Imprensa

Regional Sul 3 da CNBB

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.