Notícias › 07/05/2019

Coordenação de Pastoral Ampliada da diocese de Erexim faz avaliação da caminhada

Na noite de segunda-feira, 06, no Centro Diocesano de Pastoral, os padres representantes das áreas pastorais, de setores diocesanos, leigos e religiosos das coordenações das pastorais e movimentos se encontraram para a reunião da Coordenação de Pastoral Ampliada.

Como parte do caminho de preparação para a 14ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, o grupo foi convidado a fazer uma avaliação do 13º Plano Diocesano. Três questões orientaram trabalhos em grupos: 1) Como temos sentido a nossa caminhada nos últimos 4 anos? 2) A atual proposta das reuniões e encontros respondem a uma organização diocesana? 3) Como avaliamos a organização dos setores diocesanos? Conseguimos reunir e articular nossa ação evangelizadora por meio dessa instância diocesana?

Algumas das questões destacadas foram: a caminhada individualizada das pastorais e movimentos, o desafio de ler os sinais dos tempos, a dificuldade de renovar as lideranças, certo pessimismo diante da realidade, apatia e conformismo. Sobre a organização pelos setores diocesanos destacou-se que eles não têm funcionado organicamente, não têm sido espaço para as organizações eclesiais terem mais vitalidade e, diante disso, precisariam ser revistos. Também falou-se bastante da necessidade do acompanhamento e da assessoria às pastorais e movimentos e da urgência da formação continuada em todas as instâncias pastorais. 

Depois da partilha, Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, encaminhou as pré-assembleias por pastorais e movimentos com carta orientativa. Elas devem acontecer até final de julho. Também foi organizada a próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, dia 29 de junho.

Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese, agradeceu a caminhada e deu a bênção final. 

(Informação do Pe. Maicon Malacarne)