Bispos › 03/10/2017

Coroinhas: a missão de servir

Dom Hélio Adelar Rubert– Arcebispo de Santa Maria

O saudoso Papa João Paulo II, em 2004, escreveu aos sacerdotes: “Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um ‘viveiro’ de vocações sacerdotais”. O Papa tinha consciência da realidade dos coroinhas na Liturgia junto ao altar e nas comunidades. O serviço desses coroinhas é a oportunidade de plantar e cultivar a vocação no coração das crianças e jovens.

Um sacerdote, que lida com um grande grupo de coroinhas, afirma: “Algumas crianças possuem uma inquietude e nos questionam como é ser padre ou religioso(a). Esta é uma oportunidade para plantar a semente”.

Constatamos como as crianças gostam de servir e serem valorizadas. O fato de serem coroinhas lhes proporciona uma forma bem concreta de servir nas liturgias, estarem próximas dos ministros e de serem evangelizadas. Dessa forma as crianças aprendem e crescem nos valores da fé, nos valores humanos e relacionais.

Outro elemento é o relacionamento e convivência com colegas da mesma idade. Em muitas paróquias, há uma pessoa que acompanha a instrução catequética e os rituais. Há uma formação para compreender a liturgia e os serviços prestados durante a Santa Missa, celebrações e festividades especiais. Aprendem o sentido dos objetos sagrados, os paramentos sacerdotais e as funções que cada um exerce no serviço de coroinha. Aprendem a orar tanto nas celebrações como na vida pessoal.

É sabido que as crianças possuem sede de Deus. Também elas desejam buscar ao Senhor, adorar, louvar, agradecer e pedir graças.

O fato de os coroinhas usarem uma veste própria, ajuda no visual e no serviço. Sentem-se importantes, valorizadas e crescem na alegria de servir ao Senhor. Éimportante que nas comunidades haja um convite pessoal pelo sacerdote, catequista e apoio dos pais e familiares.

Durante a Visita Pastoral, em Ivorá, numa manhã, o pároco e o bispo foram com os coroinhas subir o Monte Grappa, para um passeio, lanche, oração no alto da montanha e convivência. Foi uma manhã memorável e estimuladora para os coroinhas, colegas de aula e familiares.

Oxalá tenhamos muitos coroinhas que sintam que sua missão vem de Deus para servir e expressar sua fé batismal. Que o bem-aventurado coroinha, AdílioDaronch, interceda pelos nossos coroinhas e seja um modelo para eles(as)!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.