Bispos › 18/11/2016

Cuidar de nossas casas

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria

A 73ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira foi preparada e realizada com muito esforço e trabalho. Quantos voluntários, colaboradores e doadores fizeram com generosidade a sua parte! Tudo por amor a Nossa Senhora Medianeira.

Milhares de pessoas se envolveram e deram sua parte para o êxito desta realidade religiosa de graças e bênçãos para nossa cidade, região e Estado. Oramos, trabalhamos e acreditamos nas graças do Senhor e na intercessão da Mãe Medianeira.

Felizmente tudo correu bem. A Medianeira nos congregou para a festa dos filhos e peregrinos no encontro com Jesus, o Salvador, que converte e transforma.

A preparação e a Romaria tiveram como tema de fundo a Misericórdia de Deus dentro do Ano Santo da Misericórdia. Maria, com sua vida e participação na Obra da Salvação, foi invocada como Mãe da Misericórdia. Nas pregações, durante a Trezena Móvel pelas paróquias da cidade, a reflexão versou sobre as Obras de misericórdia corporais e espirituais. Foram belas reflexões e muitas experiências vividas pelos fiéis.

No final de cada Romaria, temos o costume de propor um desafio a ser colocado em prática até a próxima Romaria. De 2015 para 2016 a tarefa era de rezar o Terço todos os dias. Esta oração ajudou na contemplação dos mistérios de nossa Redenção.

A nova proposta para 2016 até a Romaria de 2017 é na dimensão do cuidado de nossa casa, apartamento, jardim, horta,nossa rua, escola e templo. Esta tarefa está dentro do espírito do Ano Nacional Mariano e da Campanha da Fraternidade 2017.

Maria cuidou muito bem da casa em Nazaré onde viveu com Jesus e José. Certamente ela teve uma casa simples, limpa e bem acolhedora. Nós somos convidados a imitá-la, pois quem ama, cuida, protege e acolhe.É o cuidado de nossas casas!

A Campanha da Fraternidade 2017 terá como tema a realidade da ecologia, sob o aspecto dos biomas do Brasil. O Papa Francisco também tem insistido sobre o cuidado da natureza, da criação, dos alimentos sadios, da higiene e do cuidado de toda a criação.

Esta tarefa vai nos exigir um cuidado amoroso das nossas moradias, de sua conservação e beleza, de nossas ruas, jardins, hortas e evitar o mosquito da dengue.Podemos aproveitar todo espaço para um ambiente alegre, bonito e acolhedor.

Deus é a beleza por excelência. Ele também mora nas cidades. Quem sabe quantas maravilhas poderão ser partilhadas até a próxima Romaria da Medianeira!

Vamos topar, começar logo, lembrar-nos e partilhar nossas experiências?

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.