WEBMAIL

Dia 29 encerra festa do padroeiro do Rio Grande

Destacando o tema “São Pedro: Testemunho, vida e vocação”, e o lema “Vinde, lançai as redes”, a 282ª festa do padroeiro do Rio Grande iniciou sua programação na quarta-feira (20/06), com Missa presidida pelo Bispo Dom Ricardo Hoepers, às 16h, na Catedral de São Pedro. O Tema foi: “Viver a fé em comunidade”. Foram convidados os festeiros, representantes das pastorais da Esperança, da Saúde, Dízimo e Caridade. A imagem do padroeiro do município saiu da Ilha dos Marinheiros e chegou de barco no Porto Velho, onde foi recepcionada por Dom Ricardo. O folclore da ilha acompanhou a imagem, com apresentação da Banda da Marinha, em frente à Catedral, e do Coral Municipal na Santa Missa.

Na quinta-feira (21), a Missa das 18h destacou o tema “Vocação: Chamados a crescer como discípulos em uma Diocese Missionária”, com o padre Luiz Fernando da Matta, participação do Santuário Nossa Senhora de Fátima e do Espaço de Dança Raquel Pereira. Na sexta-feira (22), a Missa das 18h foi presidida pelo frei Paulo Prigol, com o tema “A identidade e a fisionomia de uma comunidade vocacionada”, a convidada especial foi a paróquia Nossa Senhora do Carmo e apresentação da Academia de Dança Vanessa Picaluga. No sábado (23), às 18h, a Missa foi presidida pelo padre Rômulo Conceição, com transmissão radiofônica. Foram convidados os movimentos Legião de Maria, Schaoentatt (Mãe Peregrina) e Apostolado da Oração, e apresentação final da Banda Rossini. No domingo (24) foi a vez do Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher, presidir a Missa com os convidados catequistas e catequizandos. Na ocasião foi celebrado o aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Mário, encerrando a Semana do Migrante.

No dia 25 (segunda-feira), a Missa das 18h foi presidida pelo padre Jesús González com o tema “Ser uma Igreja Vocacionada: uma Diocese Marítima”, como convidados a paróquia São Judas Tadeu e suas comunidades; comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (5º Distrito Naval) e Apostolado do Mar, e apresentação do Grupo Vocal Juvenal Miller. Nesta terça-feira, 26 de junho, a Missa das 18h terá como tema “Comunidades firmes na fé a exemplo de São Pedro”, presidida por frei Paulo Maia. A Rede de Comunidades São Lucas será a convidada especial com apresentação artística da Escola de Belas Artes.

Veja o restante da programação:

Dia 27 (quarta-feira)
18h – Missa com o tema “São Pedro e a Oração”, celebração presidida por padre Gil Raul Pereira Júnior, com a paróquia Bom Fim e comunidades.

Dia 28 (quinta-feira)
18h – Missa com o tema “A Vocação e o Testemunho de São Pedro”, celebração presidida por padre Nedir Piovesan, com a paróquia São José Operário e comunidades. Apresentação artística: Grupo de Danças Baila Cassino.

A Festa
A preparação para a 282ª Festa de São Pedro vai até o dia 28 de junho. No dia 29, dia do padroeiro, a programação inicia às 9h30min com procissão e Missa. No período da festa, também transcorre a 5ª Festa da Anchova e do Pescador.

Fotos: Vera Regina Vieira