WEBMAIL

Diocese de Caxias do Sul abre inscrições para Escola para Comunicadores

CAXIAS DO SUL 13/02/2023
Clicando no link que está ao final da matéria é possível realizar a inscrição para a segunda edição da Escola; diferente da primeira edição, em 2023, a formação será semipresencial, com encontros síncronos, permitindo maior participação.

Estão abertas as inscrições para a Escola de Comunicadores 2023. Concebida em parceira Diocese de Caxias do Sul e com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), será um curso de extensão universitária. Neste ano, a Escola será semipresencial, com encontros síncronos, permitindo maior participação de pessoas, inclusive de outras dioceses do Brasil.

Pensada como um dos braços da Pastoral da Comunicação, a Escola de Comunicadores é uma das linhas de ação do Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul. Busca atender a demanda de formação dos responsáveis pela atualização das redes sociais e demais iniciativas de comunicação das paróquias e comunidades da Igreja, sem deixar de lado os movimentos e pastorais.

Em 2023, serão três encontros presenciais (março, julho e outubro), no Centro Diocesano de Formação Pastoral, com transmissão síncrona para participantes de outras dioceses, além de outras 14 aulas virtuais, contabilizando 40 horas/aula, com certificação para quem alcançar 75% de efetividade. As atividades presenciais englobarão teoria e prática sobre assuntos como: produção fotográfica, audiovisual e de artes gráficas.

Já os encontros virtuais, sempre nas segundas e quartas quartas-feiras de cada mês, com 1h30min de duração, terão duas temáticas: o primeiro terá objetivos práticos, tais como: planejamento de comunicação para festa do padroeiro, ou ainda, estratégias para comunicar o Dízimo, dentre outros. O segundo, por sua vez, irá tratar sobre os documentos e decretos da Igreja acerca da comunicação.

O investimento será de R$ 292,00 (duzentos e noventa e dois reais). O valor inclui o custeio da formação e dos assessores, bem como a emissão de certificado. Além deste valor, cada etapa presencial terá o valor de R$ 55,00 a serem pagos ao Centro Diocesano de Formação Pastoral, pelos lanches e almoço do dia.

Clicando no link abaixo é possível realizar a inscrição e escolher a forma de pagamento, que pode ser à vista, por boleto, com 5% de desconto, ou em duas vezes. Também é possível pagar por meio de cartão de crédito. Os encontros iniciam em março e seguem até o mês de outubro de 2023.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Confira a programação completa, com as datas e nomes de assessores

ENCONTRO 1 (PRESENCIAL) – dia 04/03/2023, das 08h30min às 16h20min

– Comunicar para a paz em tempos de sinodalidade – Dom Carlos Rômulo (Bispo de Montenegro e referencial para a Comunicação do Regional Sul 3)
– Comunicar a Campanha da Fraternidade – Pe. Tiago Síbula (Assessor CNBB) – Por vídeoconferência

ENCONTROS A DISTÂNCIA – 1h30min cada um

15/03 – Comunicar a Semana Santa e o Tempo Pascal – Pe. Marciano Guerra

29/03 – Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II – Ir. Helena Corazza

12/04 – Como estruturar um plano de comunicação para festas dos padroeiros? – Felipe Padilha

26/04 – Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023 – Greice Pozzatto (Coordenadora da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 3 da CNBB)

10/05 – Como comunicar o Dízimo de forma estratégica? – Pe. Adriano Mattana (Catedral de Palmas-Francisco Beltrão)

24/05 – Instrução Pastoral Communio et Progressio, de São Paulo VI – Ir. Joana Puntel

14/06 – Como comunicar o Ano Vocacional e o Mês das Vocações? – Ir. Maristela Ganassini (Membro da Comissão central do Ano Vocacional do Brasil)

28/06 – Instrução Pastoral Aetatis novae, do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais – Prof. Jacob Raul Hoffmann (UCS)

ENCONTRO 2 (PRESENCIAL) – dia 01/07/2023, das 08h30min às 16h20min

Laboratório de produção de artes gráficas – Leandro Ávila (Santuário de Caravaggio) e Maurício Poletto Deon (Finis Comunicação)

ENCONTROS A DISTÂNCIA – 1h30min cada um

12/07- Como comunicar o Sínodo dos Bispos 2021-2024 nas Dioceses e paróquias? – Dom Joaquim Giovani Mol (Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB)

26/07 – O que é a Pastoral da Comunicação? – Marcus Tullius (Coordenador da Pascom Brasil)

09/08 – Como comunicar o Mês da Bíblia? – Frei Darlei Zanon

23/08 – Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Manuela Castro (Assessora de Comunicação da CNBB)

13/09 – Como comunicar o Mês Missionário? – Victória Holzbach (Assessora de Comunicação da CNBB – Regional Sul 3)

27/09 – Como estruturar a Pascom em uma Diocese/Paróquia? – Ricardo Alvarenga (Signis Brasil)

ENCONTRO 3 (PRESENCIAL) – dia 21/10/2023, das 08h30min às 16h20min

Laboratório fotografia e gravação de vídeo – Professor Edson Luiz Corrêa (UCS) e Larissa Rizzon

Missa de envio e entrega dos certificados

Com informações da Diocese de Caxias do Sul