Notícias › 13/06/2017

Diocese de Erexim realiza Escola Cristã de Formação Política

Já estão abertas as inscrições para uma nova edição da Escola Cristã de Formação Política, promovida pela Diocese de Erexim, com sete etapas, de julho a novembro deste ano. As etapas serão de um dia, das 0830 às 16h30, nos seguintes sábados, com seus respectivos temas: 22 de julho – Análise de conjuntura e compreensão de conceitos de política; 12 de agosto – Bíblia e política, o que a Palavra de Deus tem a iluminar no campo da política?; 26 de agosto – Ensino Social da Igreja sobre política; 16 de setembro – Ideologias políticas; 30 de setembro – Ética pública e política e Ecologia e política; 14 de outubro – Reformas: política, eleitoral, tributária…; 04 de novembro – Participação do leigo num projeto político popular.

A Escola destina-se a lideranças das paróquias da Diocese de Erexim; lideranças sociais, sindicais, comunitárias e agentes de pastoral; lideranças políticas (vereadores, prefeitos, deputados); candidatos a cargos eletivos; dirigentes e assessores políticos.

A inscrição pode ser realizada na secretaria da Paróquia do candidato ou no Centro Diocesano de Pastoral. Ao fazê-la, o candidato deverá apresentar documento de identificação – RG ou CPF. A contribuição, para todas as etapas, é de R$ 40,00, a ser feita na inscrição ou na primeira etapa.

O número de alunos será de 50, com seleção será por ordem de inscrição. A Escola terá 56 horas-aula. A frequência de 75% deste total dará direito a certificado da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Itepa Faculdades de Passo Fundo).

Os critérios e exigências para participar da Escola são: identidade cristã aberta ao ecumenismo; abertura à pluralidade ideológica, política, social, de gênero; compromisso de participar de concluir o curso; comprometimento com a comunidade (Igreja) a que a pessoa pertence; envolvimento com movimentos, pastorais sociais e instâncias políticas.

O objetivo geral da Escola é: contribuir para a capacitação e formação política de lideranças para que exerçam sua cidadania sendo sujeitos na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária a partir de valores evangélicos. Objetivos específicos: fortalecer a atuação das Pastorais Sociais, analisar a realidade atual contemplando os aspectos econômico, político, social e cultural; refletir e ampliar os conceitos básicos de política, econômica e ecologia a partir da realidade; buscar, nos Livros Sagrados e no Ensino Social da Igreja, a base para a ação cristã na política; ajudar na articulação da organização dos movimentos e pastorais; qualificar política e metodologicamente os participantes para que possam melhor contribuir nas organizações da sociedade civil; oportunizar momentos de partilha dos participantes.

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.