WEBMAIL

Diocese de Osório passa a contar com mais uma paróquia: Bom Pastor – Imbé

O Município de Imbé que até então junto a Tramandaí formavam a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes passará a ser uma paróquia a partir de 19 de maio de 2019. Liturgicamente, o dia do Bom Pastor é o quarto Domingo da Páscoa, que neste ano cai no dia 12, mas devido a outras dificuldades a instalação da Paróquia Bom Pastor vai ser no dia 19. Evidentemente, no próximo ano será no seu dia certo, no Domingo do Bom Pastor.

A criação da nova paróquia, de acordo com o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, responde ao desejo de servir melhor às comunidades e estar mais próximos das pessoas e das famílias, tanto as de Tramandaí como as de Imbé. “Já durante a Visita Pastoral de 2017, fomos amadurecendo a ideia da criação de uma nova paróquia em Imbé, ficando a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes para as comunidades de Tramandaí”, explica dom Jaime Pedro.

Por que “Paróquia Bom Pastor”?

A padroeira da comunidade Mariluz, onde será a sede da paróquia é Nossa Senhora Aparecida e, São José, o padroeiro do município de Imbé. Porém, segundo o bispo, a partir do Concílio Vaticano II, sugerem-se títulos mais relacionados a Cristo ou a Trindade Santa na identificação das paróquias. Segundo porque, assim melhor se expressa a pertença de todas as comunidades à nova paróquia. “A imagem da “rede de comunidades” ou da “comunidade de comunidades” encontra uma melhor realização nesta configuração de Paróquia Bom Pastor”, afirma o bispo.

A escolha do nome “Paróquia Bom Pastor” encontrou consenso pois sugere atitudes de cuidado, atenção às pessoas, dedicação, abertura, serviço, saída ao encontro dos afastados, doação generosa. “Atitudes que devem marcar o ser e o sentir destas comunidades balneárias que recebem pessoas e grupos de todo lugar para descansar e recuperar as forças e o ânimo de viver. ‘Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem’ (Jo 10,11.14)”, explica dom Jaime Pedro.

Sobre a localização da sede paroquial

Foi consenso na comissão encarregada de dar os primeiros encaminhamentos que a sede da nova paróquia seja junto à comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Mariluz. Territorialmente, é a comunidade mais central; e já tem a melhor estrutura física – igreja e salão maiores e mais equipados; área para construir a secretaria e a casa paroquial; e também, é ponto de convergência dos fiéis, especialmente por ocasião da Romaria de Nossa Senhora de Aparecida, que continuará sendo realizada pelas duas paróquias conjuntamente.

Dom Jaime Pedro, já emitiu o Decreto de Criação da nova paróquia que traz a data de 8 de dezembro de 2018, solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese, determinando que a Paróquia Bom Pastor seja instalada no dia 19 de maio de 2019.

A Diocese de Osório indicou ao final de 2018 o Pe. Celito Manganelli para acompanhar os preparativos da instalação da Paróquia Bom Pastor. O qual tem se dedicado junto com a Comissão os Freis Capuchinhos e comunidades, para efetivá-la. Segundo Pe. Celito, todas as comunidades estão empenhadas para esse momento histórico do município do Imbé. “São moradores, veranistas, autoridades e mesmo o Poder Público está empenhado em aprovar os projetos do Centro de Pastoral. Foram feitas várias reuniões com o Conselho Pastoral Paroquial – CPP e o Conselho para Assuntos Econômicos – CAE para melhor acolher esse importante momento de nossa Igreja”, afirma Pe. Celito.

Uma programação especial foi preparada em vista da instalação desta Paróquia com o intuito de fortalecer a unidade entre as comunidades que forma a nova Paróquia. “Será promovida uma novena itinerante com as nove comunidades existentes já instaladas. Sempre no horário das 19h30min, será celebrada  uma Santa Missa com a participação de representantes de todas as comunidades.