Diocese do Rio Grande abre Ano Jubilar para comemorar 50 anos
A Diocese do Rio Grande realizou seu III Congresso Eucarístico Diocesano, sendo este evento a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 50 anos da Diocese com o tema “Jesus Cristo ontem, hoje e sempre: gratidão e missão” e o lema “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (MC 16.15). O Congresso, que aconteceu de forma online através das redes sociais da Diocese do Rio Grande iniciou na tarde de sábado (12/09) e concluiu-se com a Missa de abertura do Ano Jubilar na manhã de domingo, às 9h, e contou com grande participação e interação dos fiéis diocesanos e de outras localidades do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O Congresso Eucarístico iniciou com a proclamação de Abertura do Ano Jubilar de Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano, e se estendeu ao longo da tarde com as conferências catequéticas sobre a Eucaristia, contando com as catequeses de Bispos do Regional Sul 3 da CNBB, sendo eles e suas respectivas catequeses: Bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Leomar Brustolin (Eucaristia como fonte e ápice da Iniciação Cristã), Bispo de Montenegro Dom Carlos Rômulo (Por uma espiritualidade eucarística), Bispo de Cruz Alta Dom Adelar Baruffi (A juventude que descobre a Eucaristia), Bispo de Bagé Dom Frei Cleonir Dalbosco (Eucaristia e Missão) e Arcebispo de Pelotas Dom Jacinto Bergmann (O sentido do jubileu na Sagrada Escritura).
A transmissão ao vivo do Congresso ocorreu da Catedral de São Pedro, igreja mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul e foi apresentada pelo casal animador Leonardo e Milena Estima, que ao longo da tarde e da noite interagiram com o público de casa e com o casal de animação musical Camila e Felipe Rodrigues. No meio da tarde houve o acendimento do círio pascal ao badalar dos sinos, onde após seu discurso, Dom Ricardo Hoepers conclamou todos para viverem o Ano Jubilar. No período da noite houve uma mensagem do Bispo Emérito do Rio Grande, Dom José Mario Stroeher e do Bispo Emérito de Pelotas Dom Jayme Chemello, a reza do Santo Terço com representantes do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima e um Louvor Eucarístico introduzido com uma meditação do Padre Roger Luis da Comunidade Canção Nova e conduzido pelo Padre Gil Raul Pereira Jr, Vigário Geral da Diocese. Após o Louvor, se iniciou uma Vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento que atravessou a madrugada. Até às 8h da manhã os jovens do Movimento de Emaús conduziram a Adoração transmitida com link ao vivo pelo Facebook e Youtube com participação de diversos grupos e movimentos da Diocese, que conectaram-se de suas casas para fazerem seus louvores e orações através da plataforma online de transmissão.
Na manhã do domingo foi realizada a Celebração Eucarística de abertura do Ano Jubilar, presidida por Dom Ricardo Hoepers e transmitida ao vivo pelas redes sociais. A Missa foi realizada com restrição na quantidade de participantes presencialmente, por conta dos protocolos de distanciamento social controlado para combate à Covid-19 e contou com representantes da Diocese do Rio Grande e com a presença do Prefeito Municipal Alexandre Duarte Lindenmeyer representando os munícipes. O Congresso Eucarístico Diocesano ocorreria nesta mesma data de forma presencial. Após a declaração da pandemia de Covid-19 a Comissão Jubilar adaptou o congresso para a situação atual de crise sanitária, assim como todos os outros eventos do Ano Jubilar, mantendo o caráter celebrativo e de unidade dos mesmos,
Com informações da Diocese do Rio Grande