Notícias › 22/11/2016

Diocese do Rio Grande realiza Assembleia

assembleia4A 35ª Assembleia Diocesana foi realizada no domingo, 20 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Rio Grande. Durante todo o dia, estiveram reunidas cerca de 200 pessoas representando as Paróquias, Comunidades, Serviços, Pastorais, Movimentos, Escolas Católicas, além do Clero, Religiosos e Religiosas, Diáconos e Seminaristas.

Após a acolhida e a oração inicial, os trabalhos foram centrados na análise da conjuntura da Diocese e no Projeto do Quinquênio – atividades e ações que serão desenvolvidas nos próximos cinco anos em toda Diocese. Vale ressaltar que o está expresso no Referencial Eclesiológico do Projeto do Quinquênio e que foi aprofundado durante a Assembleia: “O projeto do quinquênio, que antecede o Jubileu dos 50 anos da criação da Diocese, quer ter como chave de leitura a missionariedade das atividades pastorais desdobrando-a em projetos que levem em conta as forças vivas da Diocese, mas também seu contexto e circunstâncias específicas que compõe a realidade eclesial”.

A Assembleia Diocesana também é um espaço de tomada de decisões, assim, foram   refletidos e aprovados os temas e lemas do Projeto do Quinquênio. O  tema geral é “CRISTO ONTEM, HOJE E SEMPRE: GRATIDÃO E MISSÃO!” e o lema geral, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!”(Marcos 16,15). Para 2017, o tema é “COM CRISTO SER UMA IGREJA VIVA E MISERICORDIOSA” e o lema, “Eis-me aqui, Envia-me” (Is 6,8); 2018 terá como tema: “CRESCER COMO DISCÍPULO DE JESUS EM SUA IGREJA” e o lema será: “Não fostes vós que me escolhestes mas eu vos escolhi”(Jo 15,16); em 2019 o tema é “ENCONTRAR JESUS CRISTO ATRAVÉS DA PALAVRA” e o lema, “A tua palavra é lâmpada para os meus pés” (Sl 119); para 2020 o tema ficou “COMUNIDADE: LUGAR DE PERTENÇA E VIVÊNCIA DA FÉ” e lema, “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma“ (At, 4,32); por fim, em 2021 o tema será “LOUVAR O DEUS DA VIDA QUE NOS LEVA À PLENITUDE” e o lema, “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

No final da tarde, houve a partilha de outros assuntos: econômicos,  agenda, comunicação, encaminhamentos gerais e avisos. Em seguida, os participantes da Assembleia Diocesana se reuniram aos fiéis no Santuário Nossa Senhora de Fátima para o fechamento da Porta Santa  e encerramento do Ano da Misericórdia. A  Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Ricardo Hoepers, e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom José Mario Stroeher, e sacerdotes.

 

Por Andréia Pires

Jornalista da Diocese do Rio Grande

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.