WEBMAIL

Dom Aloísio Dilli será homenageado com o título de Cidadão Santa-Cruzense

O Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul, dom Aloísio Alberto Dilli, receberá o título de Cidadão Santa-cruzense durante sessão solene que ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na segunda-feira, 13, a partir das 19h.

A indicação é do vereador Alberto Heck (PT) com a aprovação dos demais parlamentares. A importante atuação de Dom Aloísio junto à comunidade, a condução da Diocese desde em 2016, e o fato de ser o quarto bispo de Santa Cruz do Sul, foram os motivos que levaram o vereador a prestar o reconhecimento.

“Queremos destacar a importância e relevância do trabalho de Dom Aloísio à frente da Diocese, e agora neste momento, que após completados 75 anos de idade ele encaminha sua carta de renúncia ao Papa Francisco. É uma forma de homenageá-lo e demonstrar todo o nosso reconhecimento por ele ser o quarto bispo da história da Diocese, e também pelo seu trabalho realizado com o clero e o povo diocesano”, destaca Heck.

Participam da sessão solene de entrega da honraria autoridades locais e comunidade em geral.

Histórico

Dom Aloísio nasceu no dia 21 de junho de 1948, em Boa Vista, no município de Poço das Antas. Estudou os quatro anos do primário na escola local, e aos 11 anos, ingressou no Seminário Seráfico de Taquari. Cursou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição em Viamão e Teologia no Instituto de Teologia da PUCRS, em Porto Alegre. Em 1975, fez sua Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores (franciscanos). Foi ordenado padre em 1977. Fez mestrado em Liturgia, no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Em 2007, foi ordenado Bispo da Diocese de Uruguaiana, pelo Papa Bento XVI e tornou-se o Bispo Referencial para a Liturgia do Regional Sul 3 da CNBB, função que ocupou até o final de 2020, retornando em 2023.  Em julho de 2016, foi ordenado Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. A posse aconteceu em 28 de agosto do mesmo ano, na Catedral São João Batista.

Com informações da Diocese de Santa Cruz do Sul