Bispos › 03/03/2017

Dom Ivo 10 anos no céu

dom IvoNo dia 5 de março de 2017, celebramos os dez anos da passagem de D. José Ivo Lorscheiter para a eternidade. Dom Ivo nasceu aos 07/12/1927 em São José do Hortêncio – RS. Assumiu a Diocese de Santa Maria no dia 21 de abril de 1974, como sexto Bispo Diocesano. Em 24 de março de 2004 o Papa João Paulo II aceitou a renúncia de Dom Ivo como Bispo de Santa Maria.

Dom Ivo governou a Diocese de Santa Maria por 30 anos (1974 – 2004). Foi o mais longo período de ministério episcopal no pastoreio da Diocese.

Dom Ivo se destacou por sua personalidade:. “Audacioso, com posições firmes e muita prudência, D. Ivo tomou muitas iniciativas, quer de cunho puramente Pastoral, quer no campo da promoção humana. As inúmeras obras por ele realizadas e implementadas atestam a largueza de seu horizonte e sua capacidade empreendedora. Os longos anos dedicados ao serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dois mandatos de 8 anos como secretário geral e outros dois como seu presidente, testemunham sua competência e sua liderança no cenário da Igreja no Brasil” (cf. Anuário da Diocese de Santa Maria, 2002, p. 7).

Certamente todos sentimos saudades e a falta de D. Ivo. Sua vida de oração,  sabedoria, liderança, acolhimento e aconselhamento, marcaram as pessoas e nossa caminhada pastoral. Seu ministério passou por períodos conturbados, difíceis, mas ele sempre mostrou a convicção de “dar sua vida pela própria gente”.

Temos a certeza que D. Ivo nos acompanha lá do céu em nossa peregrinação para a casa do Pai. Seu amor pela Diocese de Santa Maria e pela Igreja prossegue na eternidade, pois cremos na comunhão dos santos.

Dom Ivo legou um forte testemunho de esperança: “Não deixe a esperança morrer em você!” Hoje, precisamos reavivar a virtude teologal da esperança. Os tempos mudaram, mas a esperança sempre se atualiza. Seu lema: “Nova et Vetera” (Coisas Novas e Velhas) nos faz agradecer a Deus por D. Ivo ter sido um bispo consciente, corajoso, criativo, ecumênico, mariano e cheio de amor pelo Reino de Deus.

Que a Arquidiocese de Santa Maria jamais esqueça o testemunho de fé, de serviço e de esperança de D. José Ivo Lorscheiter, o “Bispo da Esperança”. Que interceda por seu povo que ele tanto amou e foi amado.

 

 

 

Tags:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.