Notícias › 11/10/2016

Em honra à Nossa Senhora Aparecida Padroeira da Arquidiocese de Passo Fundo

36ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu cerca de 180 mil fiéis neste domingo dia 9 de outubro de 2016.

Tradição, fé e envolvimento

Pés descalços, terços nas mãos, crianças vestidas de anjo. Em meio à multidão, cada fé é expressa de maneiras diferentes. A intensidade, no entanto, parece ser uma só. O desejo de agradecer ou pedir motiva a caminhada. Aparecida agradece, hoje, pela sua vida. “Tive depressão. Rezei muito. Não tomei nenhum remédio e, hoje, eu sinto que Nossa Senhora me ajudou a ter ânimo. Por isso venho agradecer”, completa. Essa certeza da intercessão de Nossa Senhora é, para dom Rodolfo, arcebispo de Passo Fundo, capaz de movimentar a vida na Igreja. “O papa Francisco nos pede que cultivemos a misericórdia em nosso coração. Se deixamos de lado a misericórdia, deixamos de lado a parte mais importante de nossa fé. E é no coração de Maria que está essa misericórdia. Deus olhou para Maria e a redimiu porque o projeto salvador de Deus é, justamente, transformar todas as criaturas. Que o lema celebrado possa ajudar a nossa caminhada cristã”, coloca.

Ainda, para o arcebispo, é através de Maria que muitas pessoas conseguem chegar até Deus. “Maria orienta que façamos aquilo que Jesus disser. Fazer isso garante a nossa vida e garante a vida do povo. Maria nos ensina a viver aquilo que Jesus ensinou e fez. Viemos para a Romaria atraídos por Nossa Senhora e ela nos devolve nas mãos de Jesus para que façamos aquilo que ele nos disser”, complementa e motiva, ainda, para que as palavras do evangelho sejam motivo para a entre ajuda e para o acolhimento. “Hoje ao sairmos de casa fizemos uma busca. Que voltemos para casa com a certeza de que podemos ser misericordiosos como o Senhor é misericordioso”, conclui.

Programação segue

Em sua 36ª edição, preparada por diferentes equipes de quase mil voluntários que se dividiram no trabalho de concretizar a proposta, a Romaria envolveu, além da celebração solene, um espaço para que as expressões juvenis da Arquidiocese apresentassem, através de seu carisma, uma prece à Nossa Senhora. Também, a Imagem Peregrina – que, através do projeto Rota 300 está circulando por todas as paróquias da Arquidiocese – foi entregue para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima que, nesta semana, encaminha a festa dos 99 anos da última aparição da santa.

Programação da Romaria: 9 de outubro 6h aconteceu Bom Dia Romeiros programa apresentado na Rádio Planalto e produzido pela Pastoral da Comunicação PASCON às 7horas – Santa Missa na Catedral e no Santuário às 8horas Saída da procissão na Catedral10h30 – Missa Campal no Santuário com a imagem de Nossa Senhora Aparecida às 12horas Almoço,às 13horas Expressões juvenis e as 14horas Bênção do Santísimo e no dia 12 de outubro às 10horas Santa Missa no Santuário às 15oras Romaria das Crianças em volta do Santuário e às 16 horas Santa Missa Campal.

 

Por Sammara GarbelottoFernando Luiz Concatto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
Tags:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.