Notícias › 18/06/2017

Pastoral da Saúde reúne agentes na diocese de Vacaria

Cerca de 50 agentes da Pastoral da Saúde participaram de encontro, no dia 13 de junho de 2017, em Sananduva (RS), da diocese de Vacaria. O encontro contou com a participação da coordenação da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 da CNBB, Ir. Elise Sehnenn, e do 2° vice coordenador, Wilson Castro de Fraga.

Segundo a coordenação Regional, foram trocadas experiências entre as diversas Pastorais, nas três dimensões: solidária, comunitária e político-institucional. 

Dimensão solidária

Busca a vivência e a presença samaritana junto aos doentes e sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo o ser humano integralmente nas suas dimensões física, mental, social e espiritual;

Dimensão comunitária

Atua na promoção, prevenção e educação para a saúde, valoriza o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular, promove debates, palestras, encontros educativos sobre doenças, alimentação, saneamento básico e higiene;

Dimensão político-institucional

Atua junto aos Órgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviços e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, participando ainda dos Conselhos de Saúde (locais, Distritais, Municipais, Estadual e Nacional), e das Conferências de Saúde buscando a humanização do Sistema de Saúde, fiscalizando e denunciando, quando necessário.

De acordo com Ir. Elise, as dimensões são interligadas e interdependentes. “Podemos priorizar uma, sem deixar de lado as outras. Em todas as dimensões será momentos para: acolher, orientar, promover a saúde, educar, libertar, reivindicar, organizar, assistir, evangelizar”, concluiu.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.