Notícias › 20/02/2017

Encontro reuniu Pastorais Sociais e CEB’s na Serra

Cebs1Cerca de 75 pessoas das Pastorais Sociais e das CEB’s do Regional Sul 3 da CNBB estiveram reunidos nos dias 17 a 19 de fevereiro de 2017, no Centro de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, para o Encontro anual de Mística e Aprofundamento, com o tema “Uma Igreja em saída, profética e misericordiosa a serviço da vida”, um dos compromissos assumidos pela Igreja do Rio Grande do Sul.
Segundo os organizadores, no primeiro dia foi realizada uma análise de conjuntura do atual contexto social, político e econômico do país, iluminados pelo texto de Ezequiel 37, 1-14, no qual os presentes foram convidados a perceber as realidades de ossos secos, que precisam ganhar vida, sopro, nervos, em nossas realidades.
No segundo dia, para iluminar  as realidades com a Palavra de Deus, o grupo contou com a assessoria do casal de teólogos biblista, Sandro e Ana Maria Gallazzi. “Os assessores partiram da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja, no qual nos convidaram ao compromisso com a vida, a derrotar os faraozinhos dentro de nós e deixar nos guiar pela força do Espírito, assim como Jesus, que atravessou o deserto, vencendo a tentação do poder”, lembrou Antonia Resende, pela Ampliada Nacional da CEB’s Regional.
“Olhando para nossas bases destacamos as luzes e sombras presentes nelas e o nosso compromisso, enquanto leigos e leigas, consagrados/as, pelo batismo, na missão de promover, defender e testemunhar a vida, e como a rainha Ester precisamos reafirmar que nosso desejo é a vida de nosso povo”, frisou Resende.
A Equipe Ampliada das CEB’s também aproveitou o espaço para articular questões práticas, em preparação ao 14º Intereclesial, que acontecerá em Londrina (PR), nos dias 23 a 28 de janeiro de 2018, no qual no Regional Sul 3 contará com a presença de 150 delegados. Além disso, foram reassumidos os compromissos, as agendas comuns e a necessidade de uma articulação maior da caminhada das Pastorais Sociais no Rio Grande do sul. Também um olhar para a missão e o protagonismo do leigo/a nas bases das comunidades e na sociedade.
De acordo com Resende, o encontro surtiu um efeito fortalecedor e animador para voltar às comunidades. “A mística e vivencias é que motiva a voltar às nossas Galileias e nos mantermos firmes no caminhar, na certeza, de que o Deus da Vida caminha conosco, vai à nossa frente”, destacou.

Visite o Facebook: https://www.facebook.com/CEBsSul3/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.