Equipe de Produção de Subsídios prepara material para o Natal
O grupo responsável pela elaboração dos materiais para a celebração da Quaresma e Advento no Regional Sul 3 se reuniu em modalidade virtual na manhã desta sexta-feira, 07, para iniciar os preparativos do subsídio do Natal deste ano.
A reunião iniciou com a avaliação do material da Quaresma – mais de 16 mil símbolos para a porta e 120 mil kits distribuídos em todo o Rio Grande do Sul no início deste ano. Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo e Vice-Presidente do Regional Sul 3, apresentou a avaliação realizada pelo episcopado gaúcho, destacando que é um subsídio fundamental para a Igreja do RS. “É um material de muita qualidade técnica, visual e principalmente com um conteúdo muito válido que nos ajuda a refletir e rezar também através dos símbolos e imagens”, realçou Dom Rodolfo.
Em nome de todos os Bispos do Rio Grande do Sul, o arcebispo reconheceu e agradeceu o esforço da equipe que se empenha sempre na produção dos materiais e apontou a necessidade de que os livretos e símbolos continuem sendo produzidos pelo grupo no Regional Sul 3.
Natal 2021
A principal missão da equipe de subsídios nesta manhã foi a organização do material para o Advento deste ano. Anualmente, o grupo se preocupa com muita antecedência com cada subsídio, para que tenha tempo suficiente de produzir e garantir a distribuição às arqui/dioceses considerando também o tempo necessário para que o material chegue às paróquias, comunidades, grupos e famílias.
Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, alertou que é preciso que o material continue contemplando a realidade de pandemia que o Brasil e o Rio Grande do Sul passam neste momento. “É possível que ainda viveremos o Natal em isolamento, e por isso é importante pensarmos um material que possa ser celebrado em família, mas que também seja conforto e companhia para quem passará sozinho o Natal”, analisou.
Inspirada pela Carta Apostólica Patris Corde e o testemunho de São José, a equipe escolheu como tema para o material de Natal deste ano a frase Não tenhais medo, levando em conta o contexto de desesperança que vivemos e a necessidade de firmarmos sempre a certeza de que Deus está conosco.
Para o desenvolver do material, cinco passos serão propostos para a vivência do Advento, em cinco encontros, partindo da narrativa do anúncio do anjo a José, Maria e aos pastores, passando pela fuga do Egito e pelo papel de José como educador, quando Jesus se perde no templo.
- José, filho de Davi, não temas.
- Não temas Maria!
- Não temais! Eu vos anuncio uma grande alegria.
- Levanta-te, toma contigo o menino e sua Mãe.
- Filho, por que agiste assim conosco?
O subsídio trará ainda a proposta de uma celebração penitencial e a bênção da Mesa de Natal, para a noite natalina. Uma novidade importante é que para este ano, além da tradicional guirlanda para a porta das casas, a equipe sugere às paróquias, escolas e empresas uma guirlanda especial, em tamanho ampliado e de material mais resistente, para ficar em destaque em cada local.
CNBB Sul 3