Equipe de Subsídios inicia produção do material da próxima Páscoa
A equipe de produção dos subsídios do Regional Sul 3 se reuniu na manhã desta quarta-feira para iniciar a produção do material da quaresma de 2022. O grupo, responsável também pelo material que chega nestes dias nas paróquias, em preparação ao Natal, busca sempre iniciar a confecção com a antecedência necessária para garantir a qualidade do processo de produção, revisão, impressão e distribuição.
Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo, é Bispo para a Liturgia no Regional Sul 3. Segundo ele a equipe tem um papel fundamental no Estado hoje:
“Jesus passou para os apóstolos a responsabilidade de anunciar o que Ele tinha anunciado. Mas não deu fórmulas prontas e nem descreveu todos os ambientes onde iriam anunciar. Preparar um subsídio é anunciar a Boa Nova hoje, neste contexto. O conteúdo a ser anunciado está claro, mas a metodologia para chegar de forma mais compreensível o Evangelho precisa de discernimento. O subsídio é um meio”, destaca o arcebispo.
Quaresma 2022
O grupo iniciou o diálogo para produção do subsídio da Quaresma considerando a realidade atual, de pandemia, desesperança e crises na educação. Neste sentido, Dom Rodolfo aponta que “a pandemia é mais um desafio que se acrescentou àqueles já existentes na evangelização”. Segundo ele, a mudança da rotina abrupta obrigou a introduzir novos métodos. “Se são eficazes ou não ainda não tivemos tempo para avaliar. Se temos este desafio, a pandemia foi uma oportunidade para rever os nossos planos e meios de evangelizar”, analisa.
Levando em conta esta realidade, para o subsídio de celebração da Quaresma do próximo ano, o grupo avaliou a importância de debater e reforçar a Campanha da Fraternidade de 2022, cujo tema é Fraternidade e Educação e o lema Fala com sabedoria, ensina com amor.
Adotando o tema Ensina com Amor, a equipe apresenta a proposta de quatro encontros que contemplam a educação da pessoa, na família, na escola e na Igreja. Para a reflexão bíblica, o material apresentará passagens do trajeto de Jesus até a morte – a via-sacra.
Uma novidade importante para o próximo ano é a motivação de que o subsídio seja utilizado também para a vivência da Quaresma nas escolas, considerando a temática da educação e as propostas da Campanha da Fraternidade e do Pacto Educativo Global.
CNBB Sul 3