Notícias › 11/12/2017

Escola Diaconal de Erexim conclui o ano com retiro

Dom José orientou o retiro espiritual dos alunos da Escola de Diáconos São Lourenço da Diocese de Erexim e da Arquidiocese de Passo Fundo, no Seminário de Fátima, nesta sexta-feira à noite e na manhã e tarde de sábado. O retiro marcou a conclusão do primeiro ano de sua formação para o ministério ordenado de diáconos permanentes.

Diacono Erexim01Nas quatro meditações que lhes dirigiu, o Bispo refletiu sobre Nossa Senhora, a propósito do recém-findo Ano Nacional Mariano e já no contexto do Ano Nacional do Laicato.

Alguns aspectos abordados por ele foram: Maria, a humilde serva do Senhor, modelo do diácono servidor na Igreja; Maria, a Mãe de Jesus, aquela que vê e canta as maravilhas de Deus, como aparece no seu cântico conhecido como Magnificat; Maria como Mãe terna e misericordiosa, conforme é invocada na Salve Rainha; Maria, a contemplativa que leva a olhar para seu Filho Jesus.

Momentos especiais de oração foram alternados com as meditações e o tempo de silêncio para a meditação pessoal, como a oração do terço, a celebração da Eucaristia, a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na sexta-feira à noite, antes da primeira meditação, Pe. Jair Carlesso que coordena a Escola Diaconal, combinou com os alunos a programação do próximo e os informou sobre os assuntos a serem tratados, com seus respectivos professores.

Por Pe. Antonio Valentini Neto

Assessoria de comunicação

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.