Bispos › 10/11/2016

Estamos em Assembleia

 Dom Aloísio Alberto Dilli – Bispo de Santa Cruz do Sul

 

A partir das 8h30m da segunda-feira, dia 14 de novembro, aproximadamente 350 lideranças das 52 paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul estarão reunidas e Santa Cruz do Sul para a 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Durante dois dias nos debruçaremos sobre os relatórios vindos das assembleias paroquiais, confrontando-os com as diretrizes da Igreja Católica no Brasil e com os últimos documentos do Papa Francisco, em busca de luzes para a nossa caminhada nos próximos quatro anos.

O processo das assembleias paroquiais nos mostrou que a fé cristã já não é mais transmitida como herança de uma geração para outra. Muitas pessoas estão vivendo como se Deus não existisse. É um fenômeno presente em todo o Rio Grande do Sul. Por isso, os documentos falam que o anúncio de Jesus Cristo precisa ser explicitado continuamente.

Precisamos ajudar as pessoas a conhecer e a fascinar-se por Jesus Cristo para segui-lo, dando um novo e decisivo rumo à sua vida. Por isso, nossas comunidades precisam estar preparadas para o constante anúncio querigmático, ou seja, o primeiro e principal anúncio que, na palavra do Papa Francisco, soa assim: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar’…” (EG 164). Sua santidade se refere diretamente ao primeiro anúncio feito aos que desejam abraçar a vida cristã, e que deve ser aprofundado em toda vida (EG 160).

As comunidades precisam igualmente estar em condições para o anúncio mistagógico, ou seja, levar sempre mais para dentro do mistério, para favorecer o conhecimento e o encantamento que leva ao desejo de encontro sempre mais profundo com Jesus Cristo, dentro da comunidade cristã [do grego: mist (mystes = mistério) + agogia (eagein = conduzir, guiar)]. Mistagogo/a é a pessoa que conduz progressivamente alguém para dentro do mistério.

Fizemos uma bonita caminhada de Assembleia até aqui. Confiamos o mais ao Espírito Santo, cientes de que a Igreja caminha sob a sua guia e direção. Pedimos, pois, que rezem pelo bom êxito da Assembleia, a qual indicará a direção da caminhada diocesana para os próximos anos:

Senhor, nosso Deus e Pai misericordioso!

Irmanados em Assembleia Diocesana de Pastoral e em comunhão com vosso Filho Jesus – caminho, verdade e vida – buscamos novos caminhos para a evangelização em nossa Diocese de Santa Cruz do Sul.

Com alegria e gratidão, nós aceitamos esta missão, pois “conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp29).

Que o exemplo do teu Filho Jesus nos fortaleça e o Espírito Santo nos ilumine neste tempo de realização da Assembleia e da elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral.

A intercessão de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, e de São João Batista nos acompanhe sempre. Amém.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.