Bispos › 15/06/2017

Festa de Corpus Christi

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria

 

Na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, teremos a Festa de Corpus Christi, ou seja, a Festa da Eucaristia. As paróquias católicas de Santa Maria iniciarão a procissão às 14 horas com saída no Hospital de Caridade, seguindo o percurso pela Avenida Presidente Vargas até a Rua Barão do Triunfo, atravessando a Avenida Medianeira e chegando ao Altar Monumento onde haverá a bênção do Santíssimo e a Celebração Eucarística.

Nesta linda expressão de fé pública, a Igreja celebra o seu maior tesouro que é a Eucaristia – o Corpo e o Sangue de Cristo – que é dado como alimento e vida. Na Eucaristia, o Salvador Jesus Cristo se perpetua entre nós com sua presença amorosa, existencial e garantia da vida eterna.

“Tendo Cristo passado deste mundo ao Pai, dá-nos na Eucaristia o penhor da glória junto dele: a participação no Santo Sacrifício nos identifica com o seu coração, sustenta as nossas forças ao longo da peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e nos une já à Igreja do céu, à Santa Virgem Maria e a todos os santos”(cf. Catecismo da Igreja Católica, nº 1419).

Anualmente nossa cidade de Santa Maria celebra com solenidade, com flores, com algumas casas e apartamentos enfeitados e com a confecção de belos tapetes no Parque da Medianeira, feitos com esmero e criatividade por colégios, paróquias, movimentos e associações. Tudo para proclamar a fé na presença real de Jesus na Santa Eucaristia e na história humana.

Em cada festa de Corpus Christi se escolhe um tema central. Neste ano assim foi formulado: “Maria e a Eucaristia”. Maria, a Mãe de Jesus, é aquela que nos conduz para Jesus e seu Reino. O gesto concreto de partilha será a coleta de alimentos não perecíveis  que serão destinados para a Casa Maria e grupos assistidos pelo Banco da Esperança. Estas ofertas poderão se entregues junto a um caminhão no Hospital de Caridade ou na entrada do Parque da Medianeira. Na Celebração Eucarística, na hora das oferendas, os fieis poderão contribuir para a campanha de renovação do Altar Monumento que necessita urgente reforma para melhor servir nos atos religiosos e nos eventos culturais da cidade. São gestos que brotam como fruto da Eucaristia.

Com alegria convidamos a cidade de Santa Maria para participar da procissão, orações, cantos e colocar enfeites nas casas e apartamentos onde vai passar o Santíssimo. É bonito colocar os idosos ou enfermos em lugares onde eles possam ver o Santíssimo passar e receber a bênção. É Jesus que passa deixando a todos suas bênçãos, o perdão, a cura das feridas do corpo e do espírito.Participemos com alegria e fé!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.