Notícias › 28/03/2017

Província Eclesiástica de PoA desafia jovens “Em Missão Pela Vida”

“Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. Nos versos da canção “O mesmo rosto”, de Jorge Trevisol, jovens líderes católicos da Província Eclesiástica de Porto Alegre se reuniram no final de semana de 25 e 26 de março para uma formação de multiplicadores como tema “Em missão pela vida”. O assunto faz parte do plano bienal de evangelização da juventude da Igreja Católica do Rio Grande do Sul (Regional Sul 3 da CNBB), que se encerra no final de 2017.

Reunidos em Caxias do Sul, na Casa da Juventude Murialdo, cerca de 40 jovens, seminaristas e padres entre 15 e 29 anos das dioceses de Montenegro, Osório, Caxias do Sul e Novo Hamburgo e da arquidiocese de Porto Alegre refletiram durante dois dias sobre temas relativos ao cuidado com a vida. Orientado pela equipe de formação do Regional Sul 3, liderada pela referencial Irmã Zenilde Fontes, o grupo aprofundou debates a luz do Evangelho e a partir das próprias vivências sobre temáticas sociais, como a violência contra as mulheres, a situação da população indígena, moradores de rua, a população carcerária, os estudantes e os jovens das zonas rurais, além da Campanha da Fraternidade de 2017.

Foi estudado o posicionamento da Igreja e dos jovens cristãos frente a essas urgências do mundo atual e foram levantadas questões práticas a serem transformadas em ações concretas, envolvendo os grupos, movimentos e pastorais juvenis de cada diocese. Agora, a missão dos jovens líderes é multiplicar o conhecimento adquirido em suas realidades, aprofundar a reflexão em cada cidade e arregaçar as mangas para colocar em prática ações que estejam alinhadas com o tema “Em missão pela vida”.

“A formação foi um momento para avaliar a caminhada e planejar a missão. Momento especial da graça de Deus para o crescimento humano. Poder compartilhar conhecimentos e as práticas de cada diocese faz perceber o quão rica nossa Igreja é e que a diversidade de carismas juvenis só faz enriquecer a evangelização. Os temas foram pensados de forma crítica e expostos para dar uma espécie de choque de realidade, por isso percebi como muito boas as discussões e reflexões que foram feitas em torno de cada um”, avalia o jovem Felipe Padilha, assessor jovem da diocese de Caxias do Sul.

No próximo final de semana, 01 e 02 de abril, é a vez da Província Eclesiástica de Pelotas se reunir para a formação de multiplicadores. Em algumas semanas, jovens líderes do estado inteiro receberão a formação e estarão desafiados e motivados a cuidarem da vida em suas realidades.

Por  Rodrigo Chernhak

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.