WEBMAIL

Identidade, missão e objetivos

DA NATUREZA E MISSÃO

O Conselho Episcopal Regional Sul 3 (CONSER-S3), expressão da colegialidade dos bispos das 18 dioceses que compõem este regional, constituído pelos membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), canonicamente domiciliados no Estado do Rio Grande do Sul, é o órgão pelo qual a Igreja realiza sua missão evangelizadora, favorece o estudo e ação conjunta em torno de questões e desafios pastorais, comuns às Igrejas Particulares de outros Regionais e aos territórios de missão no Brasil e além fronteiras.

Compete ao CONSER-S3

São órgãos constitutivos do CONSER-S3

São organismos vinculados ao CONSER-S3
A Comissão Regional de Presbíteros (CRP), a Comissão Regional de Diáconos (CRD) e a Comissão Regional de Leigos (CRL). A CRP, a CRD e a CRL, de caráter consultivo, constituídos de um representante de cada diocese, expressam a participação corresponsável dos Presbíteros, Diáconos e Leigos na missão dos Bispos.

Para cumprir sua missão o Regional Sul 3 conta com a colaboração de Serviços e de Setores de Evangelização, de Comissões, de Organismos e de Movimentos da Igreja assim reconhecidos pela CEP. O CONSER-RS mantém relacionamento permanente e encontros regulares com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e com a Conferência Regional dos Institutos Seculares (CRIS).

O CONSER-S3 promover diálogo fraterno com as Igrejas Cristãs presentes no Estado assim como dialoga respeitosamente com as religiões não-cristãs buscando a promoção da dignidade humana e da solidariedade. Também relaciona-se com a sociedade civil buscando colaboração construtiva para a promoção integral do povo, para a integridade da criação e para o bem maior do Rio Grande do Sul.


DA PRESIDÊNCIA E COMISSÃO EPISCOPAL DE PASTORAL (CEP)

A Presidência é o órgão dirigente e administrativo do CONSER-S3, constituída de um Presidente, um Vice-presidente e um Secretário, todos bispos membros do CONSER-S3, eleitos pela Assembleia. Compete ao Presidente: convocar e presidir a Assembleia do CONSER-S3 e as reuniões da CEP e presidir a Assembleia Regional da Ação Evangelizadora; representar oficialmente o CONSER-S3. Ao Vice-presidente compete substituir o Presidente em seus impedimentos e ao Secretário: secretariar as Assembleias do CONSER-S3 e as reuniões da CEP; dar os devidos encaminhamentos, em sintonia com o Presidente, às decisões das Assembleias e a das reuniões da CEP; acompanhar o Secretariado Executivo Regional.