Notícias › 27/10/2016

Igreja gaúcha avalia e planeja ações missionárias

img_0545O Conselho Missionário Regional (COMIRE), formado pelos Coordenadores Diocesanos de Animação Missionária, Infância e  Adolescência Missionária, Juventude Missionária e Seminaristas estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 27, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre (RS), para partilhar, avaliar e planejar a dimensão missionária da Igreja gaúcha. Participaram cerca de 30 pessoas.

A pauta apresentada foi sobre o Mês Missionário e tópicos da Campanha da Fraternidade 2017. Avaliaram as atividades realizadas em 2016, a Coleta de Pentecostes, Campanha Missionária e as Comissões Missionárias Diocesanas. Também foi planejada as atividades para 2017, com enfoque em encontros de Formação Missionária, Formise e Congresso Missionário Regional, visando o Congresso Missionário Nacional, em Recife. O projeto referente ao congresso Missionário Regional será apresentado aos bispos para análise. Além disso, dom Jaime Kohl, bispo da Diocese de Osório e referencial para Animação Missionária Regional, partilhou sobre a missão em Moçambique com a atual Equipe, bem como a possibilidade de novos missionários.

Atualmente, a Equipe Missionária de Moçambique conta com a presença de quatro padres e duas leigas. Não obstante, o padre Badacer Neto e a leiga Daniela Gamarra estarão retornando em novembro de 2016.

Segundo o Documento de Estudos da CNBB Nº 108 (Missão e Cooperação Missionária), o COMIRE tem por finalidade construir um espaço de partilha, socialização das experiências missionárias no regional, a partir das diversas ações presentes nas dioceses e propor formas de fortalecimentos do protagonismo, na animação e na cooperação missionária da Igreja.

Todo batizando é um discípulo-missionário na comunidade, na paróquia, na diocese e, sobretudo, no mundo em que está inserido. Já pensou nisso? O que sua arquidiocese ou diocese está fazendo para motivar a sua participação?

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.