Notícias › 28/05/2019

Informativo da Diocese de Santa Cruz do Sul

Ordenação de Jean Mara: Na sexta-feira, dia 31 de maio, na Igreja Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz do Sul, será ordenado diácono o seminarista Jean Mara Lafortune. A cerimônia começa às 19 horas, sendo que, a partir das 18h15m acontecerá a oração do terço vocacional. Jean Mara é natural do Haiti e veio ao Brasil através da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales. Cursou filosofia na Unisinos de São Leopoldo e teologia na Estef de POA. Em 2017 pediu ingresso na Diocese de Santa Cruz do Sul e entrou no Seminário Maior de Viamão. Desde 2018 está trabalhando na paróquia da Conceição em Santa Cruz do Sul, onde integra a Comunidade Presbiteral da Região Sul da Cidade.

Catequistas do Batismo: Sábado, dia 1º de junho, acontecerá a segunda etapa da formação de catequistas do Batismo das comarcas de Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. O encontro acontecerá no Centro de Pastoral da Catedral São João Batista, das 08h30m até 16 horas. A partir daí começa a ser implantado um novo processo de preparação ao batismo na região.

Unidade dos Cristãos: No domingo, dia 02 de junho, começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A promoção é do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. O tema é baseado no Livro do Deuteronômio (16,11-20): “Procurarás a justiça, nada além da justiça”. Em várias cidades acontecerão celebrações ecumênicas, reunindo católicos, evangélicos e anglicanos. Todos os cristãos, independente da designação da sua Igreja, são convidados a se unirem em oração para que a unidade aconteça em base à justiça.

Dia Mundial das Comunicações Sociais: Domingo, dia em que a Igreja Católica celebra a Ascensão de Jesus ao Céu, é comemorado o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais.  O tema da Mensagem que o Papa Francisco escreveu a partir da afirmação da Carta aos Efésios (4,25) de que “Somos membros uns dos outros”, é: “Das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Diz o Papa: “o uso da social web é complementar do encontro em carne e osso, vivido através do corpo, do coração, dos olhos, da contemplação, da respiração do outro”.

Reunião dos Bispos: Na primeira semana de junho, os bispos do Rio Grande do Sul estarão em São Leopoldo, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, para avaliarem a caminhada da Igreja no Rio Grande do Sul e projetarem os próximos passos em base às novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Nos dias 6 e 7 os coordenadores de pastoral das dioceses também participarão do encontro.

Revista Integração: Desde o dia 28 de maio está circulando a edição de junho da Revista Integração, que é o órgão oficial de divulgação da Diocese de Santa Cruz do Sul. A matéria principal trata da formação de catequistas do batismo. Para receber a revista em casa, pode-se fazer a assinatura ao preço de R$ 50,00 por ano.

Fonte: PASCOM – Santa Cruz do Sul