Ir. Deivis Fischer é o novo provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia
Durante o 3º Capítulo Provincial da Provincia Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista, realizado de 23 a 26/11, o Irmão Deivis Alexandre Fischer foi empossado como novo Provincial da instituição. Ele guiará os rumos da Rede Marista durante o Triênio 2022-2024.
A cerimônia de posse foi realizada no dia 23/11, em missa solene celebrada no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS). O evento ocorreu em formato híbrido e contou com a presença dos Irmãos Capitulares, familiares do Irmão Deivis, Assessores e representantes do Instituto Marista, bem como, com a transmissão online no canal do Youtube da Rede Marista.
“Ousemos a vida com esperança! Este é o desafio para o próximo Triênio. Assim como Jeremias aponta no retorno do exílio: ‘há esperança para o futuro’. Enquanto houver homens e mulheres que creem, que se engajam, que dão a vida, há esperança! E esta esperança nos leva a ousar”, afirmou o novo Provincial, Irmão Deivis.
Para o Irmão Inacio Etges, que conclui seu período de 12 anos à frente da gestão da Província, o sentimento é de gratidão pelo trabalho realizado. “Manter vivo o propósito da Instituição é, sem dúvida, uma missão apaixonante. A vitalidade e a viabilidade da Família Carismática Global dependem da graça de Deus e do empenho de seus membros”, avaliou o Irmão que deixou o Provincialato.
3º Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia
A cerimônia de posse do Irmão Deivis foi realizada dentro da programção do Capítulo Provincial. A principal assembleia deliberativa da instituição reuniu 41 Irmãos Capitulares, durante quatro dias, para definirem as prioridades de trabalho da Rede nos próximos três anos.
Como resultado das reflexões e discussões foram aprovadas duas prioridades para o próximo Triênio. Saiba mais:
1ª Prioridade: IDENTIDADE DO SER IRMÃO
Fortalecer a nossa identidade de Religiosos Consagrados Maristas, como comunidade de fé, alicerçada na vida fraterna, na espiritualidade e na missão, com ousadia e esperança, respondendo aos sinais dos tempos.
Pontos de atenção
- Cultura vocacional: Assumir a corresponsabilidade com a promoção das vocações.
- Animação Vocacional: Fortalecer o plano de formação, acompanhamento e animação.
- Formação permanente: Acompanhar e cuidar dos irmãos e das comunidades, com a implantação do plano de formação.
- Familiares dos Irmãos: Oportunizar formação e vivência do carisma marista.
2ª Prioridade: SOLIDARIEDADE E CUIDADO COM A VIDA
Fortalecer, em rede, a cultura da solidariedade, em vista da transformação social, da promoção dos direitos humanos e do cuidado da casa comum, colaborando na construção do Reino de Deus.
Pontos de atenção
- Projetos Sustentáveis: Estimular projetos sustentáveis nas dimensões humana, financeira, ambiental e carismática, em todos os espaços de missão.
- Região Amazônica: Criar e implementar um projeto estratégico para a missão marista na Amazônia.
Outros pontos de atenção:
- Carisma: Aprimorar o conhecimento e a vivência do carisma marista em nossos espaços de missão.
- Vocação Laical: Apoiar itinerários formativos e vocacionais com os leigos/as maristas.
- Integralidade da pessoa: Potencializar o desenvolvimento integral da pessoa e seu protagonismo.
Durante o Capítulo, também foi eleito o novo Conselho Provincial da instituição. Os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Dionísio Roberto Rodrigues, José Carlos da Silva Bittencourt, Manuir José Mentges e Miguel Antonio Orlandi acompanharão o Provincial, Ir. Deivis Alexandre Fischer, no próximo triênio.
“Dialogarmos, sonharmos juntos… isso faz parte do processo sinodal. Todos nós precisamos nos engajar: Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as são corresponsáveis pela missão, e, por isso, nós somos a mensagem do Capítulo. São as nossas ações cotidianas que irão concretizar todas as prioridades”, avaliou o Irmão Deivis. “A Província Marista Brasil Sul-Amazônia somos todos nós!”, enfatizou.
Com informações da Congregação dos Irmãos Maristas
Fotos: Juliana Vencato