Jornada Pedagógica do RS debate as possibilidades do Pacto Educativo Global

A 1ª Jornada Pedagógica do RS acontece de 19 a 21 de julho, em modalidade online, e já está com as inscrições abertas.

“A emergência educativa revela que é urgente uma escuta mais atenta aos reais problemas que afetam pessoas, situações e sistemas”, aponta dom Leomar Brustolin. O bispo referencial da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB convida para a 1ª Jornada Pedagógica, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho em modalidade virtual, pelo YouTube da CNBB Sul 3.

A Jornada apresenta para a reflexão o tema Pacto Educativo Global: possibilidades e pretende compreender o Pacto na perspectiva da escuta do discernimento e da ação à luz das palavras do Papa Francisco e da Campanha da Fraternidade de 2022, cujo tema foi Fraternidade e Educação.

Durante os três dias da Jornada Pedagógica serão trabalhados três aspectos: a escuta, o discernimento e a ação. Dom Leomar explica:

Depois da escuta, se fará um discernimento para encontrar luzes e indicativos, para aprender a trabalhar melhor os processos educativos à luz de um humanismo integral e solidário. No terceiro momento a Jornada pretende indicar iniciativas que possam reverter ou amenizar o quadro grave no qual se encontra a educação neste país, especialmente, no contexto pós-pandêmico.

A Comissão de Educação e Cultura destaca que o encontro quer reunir professores, educadores populares, famílias e demais interessados em discutir a realidade da educação. “É preciso entender que uma educação integral é urgente. E nesta educação integral todos os fatores precisam ser considerados, inclusive o valor de recuperar a dimensão religiosa do ser humano, a dimensão transcendente para que se recupere o sentido da vida e a ética para conviver”, ressalta dom Leomar Brustolin.

A inscrição para participar desta 1ª Jornada Pedagógica é gratuita e deve ser feita no link https://forms.gle/XnzwwjxDtniz3L4X6.

Programação:

A cada noite, das 20h às 21h30min, dois assessores trabalharão os temas da escuta, discernimento e ação, a partir do seguinte cronograma:

19/07 – Prof. Dr. Moisés Sbardelotto e Profa. Dr. Hildegard Jung – Escutar os apelos educacionais através de uma pedagogia da Escuta.

20/07 – D. João Justino e Prof. Me. Ricardo Mariz – Quais os discernimentos através da escuta da realidade iluminada pelo Pacto Educativo Global.

21/07 – Prof. Dr. Adriana Kampff e Prof. Dr. Paulo Fossatti – A partir da Escuta e do Discernimento do Pacto Educativo Global e da CF 2022, o que podemos propor para a realidade educacional que se apresenta?

 CNBB Sul 3