Notícias › 03/07/2018

Jovens criam roteiro para encontros de grupos

Diocese de Cruz Alta – Colorido, dinâmico e numa linguagem bem jovial. Estamos falando do livro: Roteiro para encontros dos grupos de jovens, idealizado e organizado pelo Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta. São cinco dimensões que norteiam o percurso dos encontros de grupos: A relação comigo mesmo; com o outro; com Deus, com a sociedade; com a ação. A ideia, explica o padre Eliseu Lucas de Oliveira, é contribuir com os grupos de jovens que estão iniciando, principalmente para aqueles que não têm nenhuma experiência, servindo como base, trazendo os passos para preparar os encontros. Além disso, traz temas relevantes para os jovens, servindo, portanto, também aos grupos que já tenham uma caminhada.

A metodologia usada, segundo o padre, é a da leitura orante da palavra, o que facilita, também, para os grupos de crismandos, servindo como motivação para que continuem a caminhada. Além disso, o livro traz uma linguagem voltada para o seu público, pois contou com a participação dos jovens na sua elaboração. “Convidamos alguns jovens de nossa Diocese, que já tinham uma caminhada, para que pudessem confeccionar estes encontros, visto que já presenciaram experiências que deram certo. Uma forma de compartilharem com outros. Tivemos um bom resultado”, ressalta o padre.

O roteiro tem o seguinte percurso: inicia com a relação “comigo mesmo”, onde o jovem pode refletir sobre quem ele é, suas qualidades e defeitos;  o segundo ponto trata sobre a sua relação “com o outro”, fala de amizade, relação com o grupo; a relação “com Deus”, questiona o jovem sobre Jesus Cristo, fala sobre vocação, oração; a relação “com a sociedade” aborda a ecologia, mídia, comunicação; e por fim, a relação com “a ação” auxilia na forma de como elaborar as atividades do grupo.

“Além disso, este subsídio traz, a cada três encontros, perguntas para que o jovem possa elaborar o seu projeto de vida, visto que a função do grupo de jovem é, também, ajudar o jovem a clarear o que Deus quer para ele, o que ele pode escolher do futuro”, diz o padre. Ismael Matte de Siqueira foi um dos jovens que participou da elaboração do subsídio. Segundo ele, foi algo novo que trouxe mudanças, inclusive, para sua vida. “Compartilhei olhares diferentes, ouvi muitas pessoas,  muitas opiniões, debati sobre os temas, até chegar ao entendimento do que queríamos colocar no papel. Foi uma experiência muito boa, enriquecedora”, conta.

Ismael conta que este é um material muito aguardado pelos grupos de jovens. “Mesmo para grupos que já têm alguns anos de caminhada, este material será muito importante, pois chega um ponto em que os grupos ficam sem ideias de como preparar um encontro atrativo. Muitas vezes acabávamos repetindo temas, mas agora com o livro isso vai mudar. Temos, neste livro, ideias novas, fonte para muitos encontros, pois abrange muitos assuntos”, diz.

Como adquirir

O Padre Eliseu faz um convite a todos os párocos e grupos para que conheçam e adquiram o livro, visto que é algo que corresponde à realidade da Diocese. “Este roteiro foi pensado para nossas paróquias, nossos jovens e certamente contribuirá com nossa caminhada de evangelização”, destaca. Os livros estão sendo comercializados ao valor de R$ 7,00 diretamente com os integrantes do Setor da Juventude. Mais informações pelo Whats (55) 99703-0308 e 99133-0394 ou pelo e-mail: setorjuventudecruzalta@gmail.com