Notícias › 23/03/2017

Juventude Missionária gaúcha realiza Acampamento

Juventude Missionária gaúcha realiza Acampamento

O “Acampartilha Tua Fé” reuniu nos dias 18 e 19, no Parque da Romaria “Mãe do Redentor” cerca de 120 jovens do Rio Grande do Sul.

“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” foi tema do 4º Acampamento da Juventude Missionária (JM) do Rio Grande do Sul. O “Acampartilha Tua Fé”, como é conhecido o evento, aconteceu neste final de semana, dias 18 e 19, no Parque da Romaria “Mãe do Redentor” na diocese de Cachoeira do Sul, com a participação de 120 jovens de todo o estado.

17309811_859563464184252_8835827408417179956_nReencontros, formação, espiritualidade, testemunhos missionárias e muita diversão. Nesse ambiente com cheiro de missão, a missionária leiga, Daniela Gamarra levou os jovens a refletiram sobre a verdadeira alegria. “A alegria do Evangelho nasce do encontro com Jesus que ainda hoje nos encontra na Eucaristia, na Palavra, nas pessoas e situações ao nosso redor. A verdadeira alegria não está em ter, mas sim em ser”, sublinhou Daniela Gamarra. “O sermão da montanha em Mateus começa com as bem-aventuranças, onde Jesus proclama a felicidade do Reino de Deus como alegria de alcance universal. Assim, a Boa Nova do Evangelho, que é alegria, se faz possível aos que são capazes de criar intimidade com o Cristo, tornando-se pobres e mansos, para percorrer o discipulado das bem-aventuranças como ideal de vida”, complementou a missionária.

Rita Patron, uma jovem da diocese de Bagé que está se preparando para ir à Moçambique, apresentou os cinco pilares da evangelização para uma Igreja em saída: escuta, abandono, ouvir, sair e concentrar-se. Esses pilares fazem parte da metodologia apresentada pelo papa Francisco na Evangelii Gaudium. Assista o vídeo com depoimentos dos jovens.

Esther Piva, jovem de Ibiraiaras na diocese de Vacaria participou das três primeiras edições do Acampartilha Tua Fé. “Participar da quarta edição está sendo renovador e esperançoso. Percebemos um aumento no número de jovens nos grupos e também aqui no Acampamento. Essa juventude é alegre e está interessada na missão. Isso só faz crescer a esperança de um mundo melhor, justo, com igualdade e fraternidade”, disse a jovem. “Eu agradeço a Juventude Missionária por proporcionar esses momentos maravilhosos”, finalizou.

17457461_859562950850970_7278410310459291462_nDurante o encontro foram indicados os jovens que irão participar da Experiência Missionária no Paraguai, no período da Páscoa. Esther Fernandes Piva e Eduarda Gross, partilharam a experiência missionária que realizaram no mês de janeiro no Ceará, incluindo as aventuras pelo caminho.

Para Renata Müller, da diocese de Osório, o Acampamento proporcionou momentos “que nos definem como verdadeiros Jovens Missionários, coisas que devemos colocá-las em prática em nossas vidas. Eu me senti muito acolhida pela alegria na qual nos motivou a missionária Daniela Gamarra. O Acampamento foi intenso, na medida certa com as palavras e sentimentos que nos provocaram durante as reflexões. Uma missionária em saída é assim que espero de mim a partir do que vivi neste final de semana”, finalizou a jovem.

Com essa experiência, a juventude reafirmou o carisma e o compromisso missionário por meio do qual a Igreja é chamada a cooperar com a missão que de Deus em todo o mundo. É o que explica Henrique Lopes, membro da coordenação da JM no Rio Grande do Sul.

Com informações da JM gaúcha.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.