Bispos › 20/03/2017

Juventudes à caminho

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria

Nossas juventudes possuem pela frente uma bela caminhada com arealidade do Ano Nacional Mariano em 2017, Sínodo dos Bispos em Roma em 2018 e a Jornada Mundial da Juventude no Panamá em 2019.

O Papa Francisco escolheu temas marianos para todo o percurso em preparação da JMJ – Panamá em 2019. Para o Dia Nacional da Juventude, no Domingo de Ramos em 2017, dia 09 de abril, o tema é: “Grandes coisas fez em mim o Onipotente” (Lc 1,49). Para 2018: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça junto de Deus” (Lc 1,30). Para a JMJ que vai acontecer no Panamá em 2019 o tema é: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Os temas oferecem um itinerário espiritual para os próximos anos que enfatizam a imagem duma juventude à caminho entre passado (2017), presente (2018) e futuro (2019), animada pelas virtudes teologais da fé, esperança e caridade.

O caminho proposto aos jovens indica uma evidente sintonia com a reflexão que o Papa Francisco entregou ao próximo Sínodo dos Bispos que será realizado em Roma em 2018 com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

As últimas Jornadas Mundiais da Juventude (Rio-2013 e Cracóvia-2016) foram centralizadas nas bem-aventuranças.

Em suas homilias o Papa ilustrou os comportamentos da Mãe de Jesus indicando-a como modelo a ser imitado. Depois, falando espontaneamente naquela ocasião, o Santo Padre convidou os jovens: 1º) a lembrar o passado; 2º) a ter coragem no presente e 3º) a ter e ser esperança para o futuro.

Os temas para os próximos três anos têm como objetivo dar uma forte conotação mariana a todo o itinerário espiritual para todas as juventudes até a JMJ – 2019 no Panamá.

O caminho proposto aos jovens mostra uma sintonia com a reflexão que o Papa Francisco confiou ao tão esperado e próximo Sínodo dos Bispos: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Convido nossas juventudes da Arquidiocese, dos grupos de jovens das comunidades, dos movimentos, universidades e pastorais a abraçar com ardor, criatividade, unidade e empenho este grande itinerário sob o exemplo e a proteção da Mãe e Medianeira de Todas as Graças. Portanto,juventudes à caminho!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.