Bispos › 07/07/2017

Liberdade e responsabilidade

Dom José Gislon – Bispo Diocesano de Erexim

A vida de todos nós pode ser continuamente provada pelos diversos acontecimentos do nosso cotidiano, na família, na comunidade ou na sociedade de forma mais ampla. Mesmo que não estejamos envolvidos neles diretamente, podem afetar a nossa vida pessoal e familiar.

Como cristãos, não podemos deixar que o egoísmo domine a nossa vida. E isto acontece quando nos tornamos escravos do medo da morte, que nos impede de nos doarmos em defesa da vida, pelo bem comum da comunidade com liberdade e responsabilidade. Quando nos fechamos no nosso egoísmo, perdemos o sentido de comunidade, acabamos nos isolando e restringindo o sentido da vida em torno de nós mesmos.

O Senhor Jesus veio anunciar o Reino de Deus para que tenhamos vida, e vida em abundância. Mas o caminho do encontro com o Senhor da vida passa pelo nosso coração e pelo encontro com os irmãos. A fé, esta grande virtude, junto com a esperança, guia e sustenta o nosso peregrinar terreno, mas ela precisa ser cultivada e celebrada. A fé não é um sistema de segurança que nos isenta das provações, dúvidas e incertezas da vida. Ela é um dom que coloca o ser humano na aventura de caminhar no mistério de Deus.

A esperança, como a fé, “não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). Aquele que crê, como discípulo do Mestre Jesus, coloca-se na sua escuta e procura, com confiança, a salvação que vem de Deus. Sem relativizar a verdade nem absolutizar aquela que encontrou, mas prossegue sempre na procura, que é o melhor modo de proteger-se dos erros e do egoísmo, que nos levam ao isolamento mental e comunitário, que nos impedem de ver a realidade.

O cristão é comprometido, pela sua fé, com a dignidade da vida em todas as realidades. E assume seu compromisso com liberdade e na responsabilidade de quem foi ungido pela graça de Deus, para ser sal da terra e luz do mundo.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.