Notícias › 02/01/2017

Maristas: 200 anos em 200 ações de impacto social

Rede Marista lança projeto colaborativo para comemorar o bicentenário da atuação marista no mundo

bicentenario2 

O dia 2 de janeiro de 2017 marca a comemoração do bicentenário da atuação marista no mundo. Para celebrar a data, a Rede Marista, responsável pela atuação no Rio Grande do Sul, Brasília e Região Amazônica, lança o projeto Maristas em Rede. O objetivo é promover pelo menos 200 iniciativas de impacto social nas cidades onde a instituição está presente.

 Com uma proposta colaborativa, a iniciativa quer engajar profissionais, estudantes, famílias, parceiros e sociedade na realização das ações para comemorar os 200 anos. Uma plataforma virtual (www.maristas.org.br/emrede) reúne as iniciativas, bem como estimula a proposição de ideias e o cadastro de voluntários e parceiros. As ações são realizadas em articulação com todos os empreendimentos da Rede Marista: Colégios e Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro, além de comunidades religiosas, em 26 cidades.

Dividido em eixos, o Maristas em Rede contempla projetos no âmbito da educação, cidadania, direitos humanos, arte e cultura, esporte, espiritualidade, sustentabilidade e inovação.

 De acordo com o presidente da Rede Marista, Irmão Inacio Etges, completar 200 anos é um motivo de orgulho e gratidão mas, também, desafia a instituição a pensar no futuro: “o propósito que nos move, transformar o mundo e a vida de milhares de pessoas pela educação, nos impulsiona a celebrar nosso bicentenário deixando um legado concreto para o presente e futuro da sociedade”.

 Primeiras ações em rede

 As primeiras ações previstas para 2017 querem integrar colaboradores em torno da data que marca o bicentenário. Em 2 de janeiro, os mais de 11 mil profissionais que atuam na Rede Marista, no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica, foram convidados a plantar seus cartões de Natal, que foram confeccionados em papel semente de cravo francês. O propósito é agradecer as tantas localidades que acolhem a presença marista.

 Neste mesmo dia, todos os bebês que nascerem no Hospital São Lucas serão homenageados pela instituição. Eles irão receber, logo em seus primeiros momentos de vida, um kit com produtos de higiene e saúde. A ação, realizada em parceria com a Panvel Farmácias, simboliza o compromisso da instituição com a promoção da vida, e marca a data de nascimento da instituição fundada na França, em 1917, por São Marcelino Champagnat.

 Por Luísa de Lemos Medeiros – Assessoria de Comunicação Corporativa Marista.

Tags:

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.