Notícias › 07/11/2017

Missionários da Região Sul se reúnem no Paraná

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro a Diocese de Ponta Grossa recebeu cerca de 100 pessoas para o Encontro de Aprofundamento para coordenadores estaduais e diocesanos da Infância, Adolescência Missionária e Juventude Missionária da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o Sulão. A programação teve início na sexta-feira, às 18h00, com a chegada e acolhida dos participantes. Logo após, às 19h00, aconteceu a missa, na Catedral Sant’Ana, presidida por dom Sergio Arthur Braschi, bispo Referencial da Dimensão Missionária no Paraná. Os missionários vindos de fora ficaram hospedados em casas de família de diversas paróquias da Diocese.

“A proposta dessa acolhida nas famílias busca vivenciar o objetivo da Campanha Missionária desse ano, que tem como tema ‘Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída’. A dinâmica de ser acolhido nas famílias já foi vivenciada anteriormente pelos assessores nos encontros do Sulão da IAM. Por isso pensou-se em dar continuidade nessa hospedagem nas casas e as famílias aceitaram nosso convite”, comentou a coordenadora do Conselho Missionário Diocesano, Neuci Marques de Jesus. Os participantes foram acolhidos nas paróquias Santo Antônio, Senhor Bom Jesus, São Jorge, Nossa Senhora do Pilar e Santana. Depois da missa de abertura, concelebrada por vários sacerdotes, os missionários foram para o Espaço Cultural Sant’Ana para os encaminhamentos do encontro.

Ir. Patrícia Souza (Secretária Nacional da IAM)

No sábado (4), as atividades continuaram no Espaço Cultural, com momentos de oração, animação, palestras, estudo do tema, e partilhas dos trabalhos realizados pela Infância, Adolescência e Juventude Missionária nas dioceses dos três estados. De acordo com Neuci, no momento das partilhas cada diocese destaca uma atividade que foi realizada pela IAM do ano passado até agora. As apresentações das partilhas foram feitas pelo coordenador regional de cada estado através de vídeos e fotos. O encontro foi assessorado pela Irmã Patrícia Souza, secretária nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, de Brasília (DF).

O tema trabalhado foi: ‘Sinodalidade e Comunhão’, em sintonia com o IV Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Recife (PE), de 7 a 10 de setembro. No final do dia, perto das 18h00, os participantes foram em caminhada até a Icthus, onde foi realizada uma noite cultural. “Nós iríamos de ônibus, mas depois tivemos a ideia da caminhada já que o trajeto é curto. Pensamos que a caminhada seria mais significativa, simbolizando uma ‘Igreja em Saída’”, justificou Neuci. O momento terminou com a Oração da Noite e o envio para as casas das famílias acolhedoras.


O domingo iniciou com a celebração da Santa Missa, às 8h00, na Catedral. Tanto a missa de abertura como deste último dia do encontro foram  abertas a toda a comunidade e presidida por dom Sergio. Após a celebração, aconteceu uma reunião de grupos para planejar a caminhada de 2018. Cada estado se reuniu com os representantes do seu Regional para realizar o planejamento, explicou a coordenadora. Foi feita ainda a avaliação do encontro e o envio missionário. Um almoço concluiu o encontro.

A organização do Sulão na Diocese de Ponta Grossa foi realizado pela equipe diocesana de coordenação da IAM, Conselho Missionário Diocesano e Conselho Missionário dos Seminaristas e contou com a colaboração solidária de diversas famílias.

 

 

Confira também a matéria produzida pela TV Evangelizar:

Fonte: cnbbs2.org.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.