Bispos › 07/12/2017

Natal: Paz na terra

Dom Hélio Adelar Rubert – Arcebispo de Santa Maria

Com a chegada do mês de dezembro, abrimos o novo Ano Litúrgico com o tempo do Advento e Natal. O Advento se constitui em quatro semanas de oração, preparação e espera pelo Natal de Jesus que se fez homem para nos salvar. O Verbo de Deus, a Palavra, se fez carne, se fez criança, se fez igual a nós humanos em tudo, menos no pecado.

Jesus nascido em Belém, assumiu a fragilidade humana e manifestou o rosto misericordioso do Pai.

O tempo do Advento é a ocasião de todos os batizados, de todos os cristãos, se unirem em oração, em diálogo, em grupos de famílias ou nas comunidades para recordar a bondade e a ternura de Deus na história e em nossos dias com a vinda do Salvador Jesus Cristo.

O Regional Sul 3 – RS da Conferência Nacional dos Bispos convida os gaúchos e gaúchas a se reunirem em grupos de famílias, de vizinhos, de casas, de movimentos, de associações, de amigos, de negócios, de trabalhos ou de comunidades, para juntos prepararem o Natal de Jesus. O Natal não é só a comemoração histórica do nascimento de Jesus, mas um encontro com a pessoa de Jesus, o Príncipe da Paz.

Como ajuda para esses encontros, as Paróquias possuem um maravilhoso material vindo do Regional Sul 3 e também os roteiros do Jornal “O Santuário” do mês de dezembro. São subsídios bem fundamentados, numa linguagem popular e prática.

Durante o tempo do Advento a Igreja no Brasil faz a Campanha da Evangelização. A coleta será nos dias 16 e 17 de dezembro de 2017 ou segundo orientações das paróquias. Esta coleta é muito importante para nossa pastoral da Arquidiocese. A manutenção dos serviços de evangelização e pastorais dependerão dessa contribuição generosa do povo. É um presente de Natal que oferecemos a Jesus para que Ele seja conhecido e amado através do serviço missionário em nossa Arquidiocese e Regional.

Que todos nos preparemos bem para o Natal. Natal é Jesus. Natal é tempo de construir a paz. Coloquemos em nossas casas, comunidades e entidades o Presépio e símbolos natalinos, lembrando que Jesus é o protagonista, é o aniversariante e não o ‘velho barbudo’. Os presentes são dados para manifestar nossa alegria por Ele ter nascido para ser nosso irmão e nos salvar do pecado, egoísmo e de todo mal.

Que todos nos preparemos bem para o Santo Natal de Jesus!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.